Sacolas de plástico dão lugar às de papel
O Núcleo de Farmácias da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis passa a substituir as sacolas plásticas pelas de papel. A iniciativa, que envolve 15 farmácias de manipulação, irá evitar que nos próximos três meses, 29 mil embalagens plásticas sejam utilizadas. O lançamento ocorreu, ontem, em café da manhã.
No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados, mensalmente, o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês. As sacolas plásticas são responsáveis por 10% do lixo produzido no país.
(DC, Geral)
Olga Marinho
O sorriso, tão conhecido dos amigos e da família, não lhe saía do rosto mesmo nos momentos difíceis. Criadora e organizadora do Mania de Bazaar, evento que acontece, todos os anos, no Beiramar Shopping, em Florianópolis, Olga Marinho era portadora de câncer havia nove anos. Uma guerreira, lutadora incansável dizem os que a conheciam. Lutou pela vida até o último momento e nunca deixou de fazer o evento que era a sua verdadeira paixão. Olga já havia passado por sete cirurgias para o tratamento do câncer no ovário e, no fim da vida, estava pesando 34 quilos, devido ao desgaste com a doença. Sua alegria e vontade de viver, no entanto, ajudaram-na a suportar, por muito tempo, o sofrimento que a doença lhe causou. Olga nasceu em Minas Gerais, mas se criou no Rio de Janeiro, onde trabalhou como produtora de televisão, na Rede Globo e na extinta TV Manchete. Começou a carreira na TV no programa Os Trapalhões, na década de 1980. Morava em Florianópolis havia cerca de 15 anos. No Rio de Janeiro, conheceu o fotógrafo Walmor de Oliveira, com quem casou-se e passou a morar na Capital catarinense. O casal teve duas filhas: Luíza, de 12 anos; e Marina, 19 anos, com quem Olga morava, no Canto da Lagoa. Olga Marinho trabalhou como empresária em Florianópolis, na área de roupas, até começar a organizar o evento Mania de Bazaar. Integrava a Câmara da Mulher, entidade feminina da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Na última edição do Mania de Bazaar, a filha mais velha foi quem organizou o evento, junto com a sócia, Vanessa Medeiros, enquanto Olga estava internada. Faleceu na madrugada de ontem, em casa, aos 46 anos. Foi velada na Capital, de onde foi levada para ser cremada em Balneário Camboriú, atendendo a sua vontade. As cinzas serão jogadas na trilha do Campeche, seguindo outro desejo de Olga.
(DC, Obituário)
Inspeção veicular (1)
A Câmara Setorial de Oficinas Mecânicas (Casom), que atua na Grande Florianópolis, promove no próximo dia 20 de setembro, em Palhoça, o evento "Prevenção e segurança no trânsito".
(DC, Sobre Rodas)
Inspeção veicular (2)
Entre 9h e 17h, uma equipe composta por técnicos de oito fábricas de componentes automotivos estará realizando a inspeção veicular gratuita na Praça Sete de Setembro, em Palhoça.
(DC, Sobre Rodas)