(Coluna Ricardinho Machado – Notícias do Dia)
Custo de vida sobre 0,06% em Florianópolis
Apesar da pequena alta no índice medido pelo Itag, custo dos alimentos caiu
O custo de vida em Florianópolis registrou aumento de 0,06% em abril, quebrando uma sequência de dois meses seguidos de deflação. No acumulado dos quatro meses de 2009, houve deflação de 0,02%. Nos últimos 12 meses, a alta da inflação na Capital foi de 4,35%.
Os números fazem parte do levantamento realizado pelo Instituto Técnico de Administração e Gerência (Itag), ligado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O índice é divulgado mensalmente pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).
Apesar da pequena alta da inflação de abril, os alimentos tiveram redução de 0,51% e acumulam no quadrimestre uma deflação de 2,11%.
Em abril, os preços que mais baixaram na categoria alimentação foram laranja, chuchu, feijão preto e feijão vermelho. Os principais aumentos foram registrados nos preços do tomate e da batata inglesa.
(Diário.com)
Investidores
O governador Luiz Henrique da Silveira, que quase não gosta de voar, prometeu acompanhar pessoalmente os diretores das grandes redes internacionais de hotéis que demonstrarem interesse em voos de helicóptero pela costa catarinense, durante o encontro do WTTC. A ideia é conquistar alguns investidores com as nossas belezas naturais.
Segundo o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, estão no plano regiões como Balneário Camboriú, Laguna, São Joaquim e Urubici.
(Coluna Cacau Menezes – Diário Catarinense)
Lula e WTTC
O presidente Lula confirmou presença na abertura do Congresso Mundial de Turismo, quinta-feira, em Florianópolis.
No evento anual do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que será no Costão do Santinho, o presidente vai ouvir investidores globais sobre o potencial do turismo no Brasil. Ele fará o discurso oficial de inauguração do Congresso.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense)