Uma das metas da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) é ampliar o número de unidades regionais. A entidade tem cinco e serão abertas mais cinco, afirma o presidente Doreni Caramori Junior. Entre as prioridades da entidade está, também, a melhoria da infraestrutura para a Capital. Uma das maiores carências é de novo aeroporto. Se não houver uma definição a médio prazo, Caramori promete até protesto na pista de pouso do Aeroporto Hercílio Luz.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense, 10/12/2009)
(Notícias do Dia, 10/12/2009)
Revelação
O jovem presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Doremi Caramori Júnior, é uma das revelações do setor empresarial catarinense este ano. Deu uma nova dinâmica na Acif, tem liderado projetos inovadores, articulado politicamente e com iniciativas modernas e profissionais de interesse de Capital. Realizou este ano a melhor e mais bem organizada festa de fim de ano dos comerciantes no Floripa Music Hall. E ontem reuniu os jornalistas para a confraternização de fim de ano. Aos interlocutores da mesa principal, transmitiu detalhadas informações sobre o futuro de Florianópolis, as ações da Prefeitura e os desafios. E falou também de sua empresa, a Aliance, que gera centenas de empregos em seus eventos e contribui para a elevação do número de postos de trabalho e da renda em Santa Catarina. Promete!
(Blog Moacir Pereira – ClicRBS, 09/12/2009)
Obrigado ACIF
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis ofereceu um almoço ontem para grande parte da imprensa no Bianco Lounge. Vale dizer, a ACIF tem no comando o empresário Doreni Caramori, uma figura que vem revolucionando o mercado de eventos e de entretenimento no estado.
(Coluna Evandro Saad Online, 10/12/2009)
Piloto catarinense em novas direções
Um dos promissores talentos do automobilismo catarinense, Rafael Reif de Oliveira, desde segunda-feira é também o novo coordenador de Responsabilidade Social da Acif Jovem. A nova função junto à ala jovem da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, vai de encontro aos investimentos profissionais do piloto, que desenvolve projetos de sustentabilidade e meio ambiente em escolas da capital. Natural de Rio do Sul, Rafael defenderá Florianópolis nas provas de Pick Up Racing em 2010. E tem como meta seguinte representar Santa Catarina na Stock Car.
(Blog Juliana Wosgraus – ClicRBS, 10/12/2009)
ACIF promete participação intensa nos debates de 2010
Entidade completa 95 anos com a marca de 2.204 associados A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) pretende, em 2010, ampliar o número de Regionais, criar novos serviços para os empresários associados à entidade e participar intensamente das grandes questões da cidade, especialmente durante a campanha eleitoral. A informação é do presidente, Doreni Caramori Júnior, que reuniu a imprensa naquarta-feira (9) para um balanço das atividades do ano. "A ACIF está se consolidando como m porta-voz atuante do empresariado da região e este processo vai ser aprofundado nodecorrer do próximo ano", disse. Ao completar, em 2009, 95 anos, a entidade alcançou a marca de 2.204 associados, o que acoloca em primeiro lugar no ranking da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Esse é apenas um dos resultados de uma série de ações que foramimplantadas a partir de maio, com a posse da atual diretoria (gestão 2009/2011). A primeira elas foi a discussão, definição e instituição do Mapa Estratégico, que detalha os 29 objetivosestratégicos e as 22 metas em sete áreas de concentração – Gestão, Rede, Comunidade, Representação, Soluções, Opinião e Exposição. "O mapa auxilia os cerca de 200 voluntários -diretores e membros dos conselhos Superior e Fiscal – a terem foco nos mesmos objetivos", informou Doreni.Além da implantação de ferramentas de gestão que estão garantindo melhores resultados administrativos, financeiros e de recursos humanos, a ACIF realizou outras ações voltadas aoseu público alvo – o setor produtivo -, mas também à sociedade. Uma destas ações é a que envolveu a participação da entidade na negociação entre o Poder Legislativo e o setorprodutivo no debate sobre a lei antitabagista. "Ouvimos as demandas das partes, realizamos encontros e participamos da elaboração de umsubstitutivo global que garantiu os direitos da população e também dos empresários", comentou o dirigente, lembrando que outras duas leis contaram com a participação ativa daentidade – a do Gerenciamento Costeiro e do Microempreendedor Individual (MEI). Outro ponto alto de 2009 foi a criação das Plenárias ACIF. A Associação instituiu um novofórum de debates na cidade, com a realização mensal de palestras com personalidades de estaque nos segmentos político, econômico e social. Participaram das Plenárias o exgovernadore ministro e atual presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, o diretor de Relações com Investidores da Petrobras, Paulo Campos, o governador Luiz Henrique daSilveira e o vice-governador Leonel Pavan.
Semana do Empresário
O estímulo à descentralização das atividades da ACIF é uma das ações que merecem destaque. Mensalmente, a entidade escolhe uma de suas cinco Regionais – Canasvieiras,Ingleses, Lagoa da Conceição, Continental e Sul da Ilha – e nela realiza cerca de 20 eventos com o objetivo de movimentar economicamente os bairros e oferecer treinamento ecapacitação. "Trata-se de um evento de importância estratégica, pois ao valorizarmos as regionais, fortalecemos aprópria associação", defende Doreni, que a cada reunião transfere para a regional a reunião semanal da Diretoria Executiva. "É uma forma, também, de prestigiar os diretores em suasregiões de abrangência".No campo tributário, também é marcante o papel da ACIF. A proposta da entidade foiencampada pela Facisc e está prestes a se transformar em uma Proposta de EmendaComplementar (PEC), a ser apresentada no Congresso Nacional por iniciativa do deputadofederal Jorge Boeira (PT/SC). "Isso demonstra a seriedade e maturidade dos estudos querealizamos ao longo dos anos, sempre com uma abordagem propositiva e consistente", explicao presidente.Ações voltadas diretamente aos associados finalizam o balanço de 2009. Foram mais de miltreinamentos em áreas distintas, seis missões empresariais (para o Brasil e exterior), além da
criação de uma área de produtos e serviços por meio da revitalização da rede de vantagens,
banco de currículos, Serasa e assistência odontológica para as empresas
(Portal Acontecendo Aqui, 09/12/2009)
ACIF promete participação intensa nos debates de 2010
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) pretende, em 2010, ampliar o número de Regionais, criar novos serviços para os empresários associados à entidade e participar intensamente das grandes questões da cidade, especialmente durante a campanha eleitoral. A informação é do presidente, Doreni Caramori Júnior, que reuniu a imprensa na quarta-feira (9) para um balanço das atividades do ano. "A ACIF está se consolidando como
um porta-voz atuante do empresariado da região e este processo vai ser aprofundado no decorrer do próximo ano", disse. Ao completar, em 2009, 95 anos, a entidade alcançou a marca de 2.204 associados, o que a coloca em primeiro lugar no ranking da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Esse é apenas um dos resultados de uma série de ações que foram implantadas a partir de maio, com a posse da atual diretoria (gestão 2009/2011). A primeira delas foi a discussão, definição e instituição do Mapa Estratégico, que detalha os 29 objetivos estratégicos e as 22 metas em sete áreas de concentração – Gestão, Rede, Comunidade, Representação, Soluções, Opinião e Exposição. "O mapa auxilia os cerca de 200 voluntários – diretores e membros dos conselhos Superior e Fiscal – a terem foco nos mesmos objetivos",informou Doreni.
Além da implantação de ferramentas de gestão que estão garantindo melhores resultados administrativos, financeiros e de recursos humanos, a ACIF realizou outras ações voltadas ao seu público alvo – o setor produtivo -, mas também à sociedade. Uma destas ações é a que envolveu a participação da entidade na negociação entre o Poder Legislativo e o setor produtivo no debate sobre a lei antitabagista. "Ouvimos as demandas das partes, realizamos encontros e participamos da elaboração de um substitutivo global que garantiu os direitos da população e também dos empresários", comentou o dirigente, lembrando que outras duas leis contaram com a participação ativa da entidade – a do Gerenciamento Costeiro e do Microempreendedor Individual (MEI). Outro ponto alto de 2009 foi a criação das Plenárias ACIF. A Associação instituiu um novo fórum de debates na cidade, com a realização mensal de palestras com personalidades de destaque nos segmentos político, econômico e social. Participaram das Plenárias o exgovernador e ministro e atual presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, o diretor de Relações com Investidores da Petrobras, Paulo Campos, o governador Luiz Henrique da Silveira e o vice-governador Leonel Pavan.
Semana do Empresário
destaque. Mensalmente, a entidade escolhe uma de suas cinco Regionais – Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, Continental e Sul da Ilha – e nela realiza cerca de 20 eventos com o objetivo de movimentar economicamente os bairros e oferecer treinamento e capacitação. "Trata-se de um evento de importância estratégica, pois ao valorizarmos as regionais, fortalecemos a própria associação", defende Doreni, que a cada reunião transfere para a regional a reunião semanal da Diretoria Executiva. "É uma forma, também, de prestigiar os diretores em suas regiões de abrangência". No campo tributário, também é marcante o papel da ACIF. A proposta da entidade foi encampada pela Facisc e está prestes a se transformar em uma Proposta de Emenda Complementar (PEC), a ser apresentada no Congresso Nacional por iniciativa do deputado federal Jorge Boeira (PT/SC). "Isso demonstra a seriedade e maturidade dos estudos que realizamos ao longo dos anos, sempre com uma abordagem propositiva e consistente", explica o presidente. Ações voltadas diretamente aos associados finalizam o balanço de 2009. Foram mais de mil treinamentos em áreas distintas, seis missões empresariais (para o Brasil e exterior), além da criação de uma área de produtos e serviços por meio da revitalização da rede de vantagens, banco de currículos, Serasa e assistência odontológica para as empresas.
ACIF promete participação intensa nos debates de 2010
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) pretende, em 2010, ampliar o número de Regionais, criar novos serviços para os empresários associados à entidade e participar intensamente das grandes questões da cidade, especialmente durante a campanha eleitoral. A informação é do presidente, Doreni Caramori Júnior, que reuniu a imprensa na quarta-feira (9) para um balanço das atividades do ano. "A ACIF está se consolidando como um porta-voz atuante do empresariado da região e este processo vai ser aprofundado no decorrer do próximo ano", disse. Ao completar, em 2009, 95 anos, a entidade alcançou a marca de 2.204 associados, o que a coloca em primeiro lugar no ranking da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Esse é apenas um dos resultados de uma série de ações que foram implantadas a partir de maio, com a posse da atual diretoria (gestão 2009/2011). A primeira delas foi a discussão, definição e instituição do Mapa Estratégico, que detalha os 29 objetivos estratégicos e as 22 metas em sete áreas de concentração – Gestão, Rede, Comunidade, Representação, Soluções, Opinião e Exposição. "O mapa auxilia os cerca de 200 voluntários – diretores e membros dos conselhos Superior e Fiscal – a terem foco nos mesmos objetivos", informou Doreni. Além da implantação de ferramentas de gestão que estão garantindo melhores resultados administrativos, financeiros e de recursos humanos, a ACIF realizou outras ações voltadas ao seu público alvo – o setor produtivo -, mas também à sociedade. Uma destas ações é a que envolveu a participação da entidade na negociação entre o Poder Legislativo e o setor produtivo no debate sobre a lei antitabagista. "Ouvimos as demandas das partes, realizamos encontros e participamos da elaboração de um substitutivo global que garantiu os direitos da população e também dos empresários", comentou o dirigente, lembrando que outras duas leis contaram com a participação ativa da entidade – a do Gerenciamento Costeiro e do Microempreendedor Individual (MEI). Outro ponto alto de 2009 foi a criação das Plenárias ACIF. A Associação instituiu um novofórum de debates na cidade, com a realização mensal de palestras com personalidades de destaque nos segmentos político, econômico e social. Participaram das Plenárias o ex-governador e ministro e atual presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, o diretor de Relações com Investidores da Petrobras, Paulo Campos, o governador Luiz Henrique da Silveira e o vice-governador Leonel Pavan. Semana do Empresário
O estímulo à descentralização das atividades da ACIF é uma das ações que merecem destaque. Mensalmente, a entidade escolhe uma de suas cinco Regionais – Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, Continental e Sul da Ilha – e nela realiza cerca de 20 eventos com o objetivo de movimentar economicamente os bairros e oferecer treinamento e
capacitação. "Trata-se de um evento de importância estratégica, pois ao valorizarmos as regionais, fortalecemos a própria associação", defende Doreni, que a cada reunião transfere para a regional a reunião semanal da Diretoria Executiva. "É uma forma, também, de prestigiar os diretores em suas regiões de abrangência". No campo tributário, também é marcante o papel da ACIF. A proposta da entidade foi encampada pela Facisc e está prestes a se transformar em uma Proposta de Emenda Complementar (PEC), a ser apresentada no Congresso Nacional por iniciativa do deputado federal Jorge Boeira (PT/SC). "Isso demonstra a seriedade e maturidade dos estudos que
realizamos ao longo dos anos, sempre com uma abordagem propositiva e consistente", explica o presidente. Ações voltadas diretamente aos associados finalizam o balanço de 2009. Foram mais de mil treinamentos em áreas distintas, seis missões empresariais (para o Brasil e exterior), além da criação de uma área de produtos e serviços por meio da revitalização da rede de vantagens, banco de currículos, Serasa e assistência odontológica para as empresas.
(Portal De Olho na Ilha, 09/12/2009)
ACIF Lagoa inaugura posto de informações turísticas
Nesta quarta-feira (dia 9), a Regional Lagoa da Conceição da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) faz o lançamento do projeto Estação Lagoa, que prevê a realização de uma série de ações dentro da estratégia de fomentar o comércio. Neste dia, será lançado o Guia Estação Lagoa, que inclui os estabelecimentos comerciais e de serviços associados à entidade, e haverá a inauguração do posto de informações turísticas, que vai funcionar na sede da Associação. “A iniciativa privada organizada está preenchendo importantes lacunas, principalmente no que diz respeito ao atendimento ao turista”, afirma Eduardo Lúcio Campos, diretor geral da Regional Lagoa da ACIF. O Guia ACIF Estação Lagoa, com 35 páginas em formato pocket e papel reciclado, relacionacerca 200 empresas, organizadas por área de atuação, informando endereço, telefone e horário de funcionamento, além de telefones úteis da polícia, hospitais e transporte (táxis e ônibus). Segundo o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior, os eventos que estão sendo organizados “são os reais atrativos turísticos que geram conteúdo e estimulam o visitante para conhecer nossa cidade e região”.
Serviço
O que: Lançamento do Projeto Estação Lagoa e inauguração do posto de informações turísticas.
Quando: Quarta-feira, dia 9, às 19h30.
Onde: ACIF Regional Lagoa da Conceição, rua Nossa Senhora da Conceição, no 30, salas 4,5 e 6, tel.: (48) 3232-0185
(Portal da Ilha, 09/12/2009)
(Cidades – Diário Catarinense, 10/12/2009)
Projeto Reóleo premia estudantes e escolas nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (dia 9), às 16 horas, ocorre o encerramento das atividades, em 2009, do projeto de educação ambiental do Reóleo, o programa de coleta e reciclagem de óleo de cozinha. Neste ano, foram 35 escolas públicas e particulares e 5 mil estudantes envolvidos na iniciativa, que tem como foco principal a formação da consciência de crianças e jovens em relação à importância e preservação dos recursos naturais. O Reóleo irá premiar as duas escolas que arrecadaram o maior volume de óleo (com um computador cada), além do sortear cinco bicicletas e dois MP3 players para os estudantes que participaram da coleta de óleo. Segundo Luiz Fernando Marca, diretor do projeto, “o Reóleo tem dois focos de atuação: o reativo, que é justamente o trabalho de reduzir o passivo ambiental por meio da coleta e reaproveitamento do óleo – inclusive colaborando com os empresários no atendimento da legislação ambiental –, e pró-ativo, isso é, a formação da consciência ambiental de crianças e adolescentes”.
Marca antecipa que, para 2010, a intenção, além de ampliar ainda mais o número de escolas e estudantes envolvidos, é desenvolver um portal de conteúdo sobre a questão do óleo, gerando informações para os professores utilizarem em sala de aula.
Serviço
O que: Premiação do programa ambiental do Reóleo
Quando: Quarta, dia 9, às 16 horas.
Onde: ACIF, rua Emílio Blum, 121, telefone (48) 3224-3627.
(Portal De Olho na Ilha, 09/12/2009)
Turismo em dose dupla
O Parque Beto Carrero sedia hoje à noite dupla premiação ao turismo: o Top Turismo ADVB SC e o Troféu Beto Carrero World. Desta vez, o troféu contempla o próprio Beto Carrero (in memoriam), Florianópolis e o empreendimento Floripa Bus. A premiação da ADVB vai para a Abav/SC, Fashion Hair, Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Green Valley, Ironman Brasil, Prefeitura de Pomerode, Recanto das Águas Resort & Spa, Restaurante Ostradamus, SC Mais – Marketing Turístico e Vila Germânica.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense, 10/12/2009)
MP quer a suspensão do contrato
Promotor encaminhou ação cautelar à Justiça
Enfeite está na Avenida Beira-Mar Norte, área central de Florianópolis. O Ministério Público (MP) ajuizou ação cautelar no Tribunal de Justiça pedindo a suspensão do contrato e dos pagamentos pela instalação da árvore de Natal da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Os promotores Ricardo Paladino e Newton Trennepohl, que analisaram documentos enviados pela prefeitura, viram diferença de R$ 2 milhões entre o que a empresa PalcoSul deve receber (R$ 3,7 milhões), segundo o contrato, e o que repassou a duas empresas que subcontratou para fazer o trabalho (R$ 1,7 milhão). Também questionam a dispensa de licitação, adotada pela prefeitura sob o argumento de que a PalcoSul tem notória especialização. Eles não pedem a desmontagem da árvore. – A PalcoSul nunca havia feito uma árvore desse tipo. Ela não tem notória especialização, tanto é que subcontratou outras duas empresas, o que também é irregular – disse Paladino. O promotor refere-se à On Projeções e à Feelings, que, para ele, poderiam ter sido contratadas pela prefeitura, sem mediação da PalcoSul.
– A PalcoSul tem contrato de exclusividade com as duas, o que (para a prefeitura) justificaria a sua contratação. Só que este contrato foi assinado dois dias antes do fechamento com a prefeitura. É muito estranha a proximidade de datas –diz Paladino.
Sobre a empresa Beyoundcomm, dona do projeto da árvore, segundo a prefeitura, o MP disse que ela não aparece nos documentos analisados. A ação cautelar precede a ação civil pública, que também deve ser ajuizada. Ela tem decisão
rápida. Por isso foi usada. O objetivo é impedir o pagamento das parcelas ainda não pagas dos R$ 3,7 milhões. A PalcoSul foi procurada, mas uma atendente informou que o dono está viajando. A ação será julgada pelo juiz Luiz Antônio Fornerolli, mesmo que avalia ação do vereador João Amin (PP), que também quer suspender pagamentos. Não há prazo para decisão.
Irritado, Dário diz que prefere aguardar
O prefeito Dário Berger (PMDB) disse ontem à noite que vai aguardar a decisão judicial para se manifestar. Afirmou que o processo de contratação foi transparente e que não há irregularidades. Ao ser contatado pela reportagem, por volta de 20h30min, Berger disse ter sabido da ação do MP poucos minutos antes e não conhecia os detalhes. O prefeito mostrou-se irritado:
– Eu estou cansado de responder ações do Ministério Público. Eu já fui processado dezenas de vezes por ele. Sabe quantas condenações eu tenho? Nenhuma. Então vamos aguardar a decisão judicial.
O prefeito disse que não conhece as empresas que participam do processo de instalação da árvore e que “nem quer conhecer”. Sobre a sugestão do MP de que a prefeitura poderia ter contratado as empresas diretamente, sem a intermediação da PalcoSul, Berger respondeu:
– É muito fácil dizer como fazer. Agora fazer mesmo é bem diferente. Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju, Vitória, todas essas cidades podem ter árvore de Natal grandiosas, mas Florianópolis não pode?
Questionamentos
Dispensa de licitação – Para o MP, a PalcoSul não é a única empresa a executar este serviço. A prefeitura deveria ter aberto concorrência e contratado a empresa que oferecesse o menor preço pelo melhor serviço. Contrato com a PalcoSul – A participação da empresa teria se resumido a intermediar a locação da estrutura, criação, execução, montagem e desmontagem da árvore. O correto seria o poder público ter contatado diretamente as duas empresas subcontratadas pela
PalcoSul: On Projeções e Feelings.
Valores – A Feelings foi contratada por R$ 800 mil e a On por R$ 896,7 mil. Total: R$ 1.696.700. Só que o contrato da prefeitura com a PalcoSul é de R$ 3,7 milhões. O Ministério Público quer saber o motivo da diferença. Por isso pede a suspensão dos pagamentos. O contrato estipulou os pagamentos em quatro parcelas: R$ 540 mil até 18 de novembro, R$ 1,58 milhão até 1º de dezembro, R$ 580 mil até 20 de dezembro e R$ 1 milhão até 1º de janeiro. As duas primeiras parcelas foram pagas e, para o MP, já ultrapassam o custo total do serviço.Terceirização – A Lei de Licitações não admite a terceirização total dos serviços. Isso impediria que a prefeitura tivesse contratado uma empresa (PalcoSul), que terceirizou os serviços para outras três.
Dinheiro público – O contrato entre PalcoSul e Secretaria de Turismo não cita patrocinadores.
Mesmo que os recursos venham de empresas, são viabilizados por isenção fiscal, ou seja, as empresas deixam de pagar imposto para fazer o investimento. O dinheiro passa pelos cofres da prefeitura, portanto, para o MP é dinheiro público.
(Geral – Diário Catarinense, 10/12/2009)