Promovida pelo projeto ReÓleo da ACIF, a campanha quer coletar 10 mil litros em um mês. Arrecadação segue até o dia 30 de setembro.
A arrecadação de óleo de cozinha da campanha Floripa no Guinness, promovida pelo projeto ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) já é um sucesso. Em apenas dez dias – a campanha iniciou no dia 1º de setembro -, foram recolhidos 4.800 litros do resíduo, quase um terço do objetivo final. A meta é coletar 10 mil litros em um mês e marcar Florianópolis no livro dos recordes como a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, um exemplo de proteção ambiental. A arrecadação segue até o dia 30 de setembro.
A participação é simples: a população precisa armazenar óleo de cozinha usado em garrafas PET e procurar um dos Pontos de Entrega Voluntário (PEV’s). São mais de 40 pontos de entrega, entre eles a matriz e as regionais da ACIF, o Centro de Atendimento ao Turista da entidade (CAT) na SC-401, as lojas do Hippo Supermercados e os postos de combustível da rede Galo.
A campanha quer reunir comunidade, empresas e entidades da sociedade em torno do objetivo comum de conquistar um espaço para a cidade no reconhecido livro dos recordes. “Os florianopolitanos abraçaram a campanha com muito carinho e estão empenhados em dar este título tão importante para a cidade. Por isso estamos a ‘todo vapor’, estimulando a participação de todos, principalmente por meio das nossas palestras de educação ambiental nas escolas da Capital”, explica o diretor do ReÓleo da ACIF e da campanha Floripa no Guinness, Luiz Falcão de Moura.
Os endereços de cada um dos PEV’s, além de todas as informações da campanha, como a contagem do óleo e a agenda de palestras nas escolas, estão no www.floripanoguiness.com.br.
Conheça mais o Projeto ReÓleo
Criado há 14 anos pela entidade, hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com quase mil pontos de coleta espalhados pela região metropolitana, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza. A educação ambiental também integra o projeto. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – cerca de 5 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais.
Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações. Até hoje, o projeto já coletou e reciclou quase 2 milhões de litros de óleo de cozinha.
Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2012, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Mais informações no site reoleo/