Poucas palavras da língua portuguesa são usados com tanta desenvoltura e freqüência no mundo dos negócios atualmente quanto parceria. Negociação, compra, venda, investimento – todos esses termos são substituídos nas conversas pelo quase onipresente parceria. Há ainda uma versão específica da expressão usada quando se trata das relações entre empresas e Governos: parceria público-privada (PPP).
Infelizmente, porém, muitos usam o termo apenas como retórica e não estão interessados em parcerias efetivas. Isso porque, o dicionário Aurélio é claro, parceria significa “reunião de pessoas para um fim de interesse comum”. Ela pressupõe, portanto, que todos os envolvidos invistam algo que tem – dinheiro, tempo, trabalho, conhecimento – na construção de um bem maior.
Por isso é motivo de comemoração a proximidade do dia 15 de março. Nessa data será concretizada a primeira fase de uma verdadeira parceria firmada entre a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Instituto do Planejamento Urbano de Florianópolis e os lojistas da rua Vidal Ramos. Juntos, empresários e poder público iniciaram uma verdadeira transformação em uma das vias mais charmosas do Centro de Florianópolis.
Quem passa pelo local vê na prática os efeitos da iniciativa que está transformando a Vidal Ramos em um shopping a céu aberto. Há ali fachadas renovadas, bancos, floreiras, calçadas reformadas, conforto, charme e beleza. Internamente, as lojas também estão melhorando, investindo em treinamento de pessoal e planejando ações conjuntas que vão atrair cada vez mais visitantes para o Centro Histórico da Cidade.
Mas uma parceria bem-sucedida como a que construímos na Vidal Ramos tem impactos mais profundos. Ela revela a todos – parceiros ou não do projeto – o enorme poder que existe na mobilização e na união de forças em nome de um bem comum. Esse exemplo prático – mais do que qualquer manifestação em defesa do associativismo – tem um poder transformador. Tanto é assim que outros lojistas do Centro de Florianópolis já manifestam interesse em implantar iniciativas semelhantes. Resta então trabalharmos para que isso ocorra e que o 15 de março entre na história de Florianópolis como o dia em que a mostra dos resultados de uma efetiva parceria deu início a ações que vão resgatar para a comunidade e tornar cada vez melhor o Centro da nossa cidade.
*Por Doreni Caramori Jr – Empresário e Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF)