Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título para sua principal obra escrita em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespúcio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita. Em sua obra More explica que para melhor resolver os problemas de uma sociedade é preciso um esforço teórico e prático de racionalidade. Os utopianos praticam um sistema tendencialmente igualitário de repartição de bens sociais, pressupondo um socialismo e associativismo.
Imagina se nessa época ele também tivesse informações da Ilha de Santa Catarina (Nossa Senhora do Desterro) hoje Florianópolis. De certa forma até hoje, temos sonhos, esperança e desejos de uma Sociedade neste formato e é isso que nos move todos os dias, trabalhamos para nós e o bem de nossa Família, buscando realizações pessoais e profissionais, querendo o bem comum também, este último claro que com toda a dificuldade que nós empreendedores, empresários e comerciantes, temos de enfrentar no dia a dia, com a alta carga de impostos, tributos trabalhistas, juros bancários, taxas de administradoras de cartões e as complexidades de seu negócio, entre outros, por muitas vezes esquecemos o quanto é importante participar e dedicar-se ao associativismo.
Hoje temos o privilégio de ter uma associação com 99 anos de atividade a ACIF representando os empresários do município, tendo sua sede no Centro da cidade e com regionais: Ingleses, Canasvieiras, Lagoa da Conceição, Sul, Centro e Continental, onde os associados e não associados, podem reunir-se e colocar em discussão os problemas locais, buscar soluções, através de grupo de trabalho (GT), inúmeros projetos, cursos e eventos, beneficiando o empreendedor e sua empresa, também como fiscalizando e cobrando nossos governantes.
Em ano eleitoral onde nos encontramos hoje, vamos valorizar o nosso voto, escolhendo muito bem nossos representantes, mas que nunca deixamos de acreditar nesta utopia e chamamos a responsabilidade para nós, criando projetos, buscando soluções, visando um bem comum, usando a nossa experiência e habilidades de empreendedor, tenho certeza que querendo, podemos fazer a diferença.
Pois nos deparamos com diversos problemas no dia a dia, que afetam nossas empresas, educação, segurança, saúde, mobilidade e queremos um profissional bem qualificado. Para a educação, então temos que ter projetos profissionalizantes dentro das escolas. Para a segurança em nosso bairro e nosso comércio, temos o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), que podemos participar.
Na saúde a ACIF já oferece convênios, mas podemos buscar parcerias com os postos de atendimento, ver soluções práticas. Na mobilidade o desejo enorme do empregador é em ter seu colaborador próximo a sua empresa.
Como Thomas More em sua utopia, precisamos desse esforço, além da teoria colocar em pratica, ações racionais e objetivas.
Jaime Telis Pacheco de Freitas
Diretor de Opinião – Regional Ingleses