Desde que ocorreu o “big bang” da internet, em 1999, os empreendedores abraçaram a globalização e a competitividade ganhou destaque nos setores ligados à inovação. Resultado: eles se tornaram muito mais conservadores. Algo totalmente contraditório ao avanço tecnológico que as empresas promoviam.
Segundo Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor de diversas empresas de inovação, “de lá para cá, a humanidade tem copiado muito mais o que deu certo’’. Há basicamente duas formas de progredir:
Horizontal: na qual você aprimora os produtos e serviços já existentes.
Vertical: você cria algo novo, provocando uma disrupção que desestabiliza os concorrentes.
Criar algo novo ou melhorar o que já existe?
Exemplificando os progressos: diversas companhias reproduzem smartphones em escala, em inúmeras partes do mundo. Este é um exemplo de progresso horizontal. Enquanto no vertical, podemos citar o exemplo do primeiro IPhone, único e que ocasionou uma revolução no setor.
Com a chegada do IPhone X, a Apple estipula um novo ciclo de inovação. O aparelho chega com uma tecnologia de reconhecimento facial do usuário, entre diversos recursos que posicionam a marca 2 anos à frente do seu maior concorrente, a Samsung.
O ponto é que muitos empreendedores concluem suas possibilidades de inovação como se não houvessem novos recursos, focando sua atuação no aperfeiçoamento do que já existe no mercado. Como se pensassem que todas as necessidades do mundo estão solucionadas, mas sabemos que não é bem assim. Esta nunca será a realidade e, portanto, sempre haverá espaço para o empreendedor inovar.
Em escalas menores, como podemos crescer neste ambiente em que tudo nos leva à competição?
Crie um monopólio. Comece pequeno, pense grande e cresça rápido!
Solucione um problema de nicho reduzido, no qual você reconheça uma microescala de concorrentes. Metaforicamente falando, seria como se você optasse por desenvolver soluções para uma pequena escola municipal ao invés de competir em grandes centros universitários, nos quais já estão consolidados diversos players. Desbrave lugares que pouca gente conhece.
Veja estes dois cases de sucesso: a Amazon, primeiro, dominou o mercado de livros. Posteriormente, veio a expansão que tornou monopolista — porque e-commerce é sinônimo de Amazon. Já o Facebook começou apenas com estudantes de Harvard, hoje… bem, hoje sabemos o que essa potência representa no mercado mundial da tecnologia.
Falando de Brasil e o seu mercado de inovação, no ano de 2012, Peter Thiel apostou suas fichas em uma startup pouco conhecida, a Oppa. Um e-comerce de móveis conceituais criada por jovens empreendedores. Qual o seu diferencial? A inovação! A grande sacada é que móveis populares até então eram funcionais, sem diferenciais em design. Desta forma a Oppa se consolidou como uma espécie de fast-fashion do mercado de móveis.
Moral da História: encontre seu diferencial, conquiste seu espaço e expanda sua atuação.
Fundamental: forme uma equipe com mindset para o crescimento
Seja direto e objetivo ao formar sua equipe:
- Busque pessoas que realmente tenham paixão por aquilo que fazem;
- Procure pessoas que tenham a convicção de que ainda há infinitos segredos para se descobrir e que só se consegue achá-los se procurá-los;
- Foque em pessoas com mentalidade de crescimento, uma convicção pessoal de constante descobertas.
Após formar sua equipe, incentive seu desenvolvimento.
Os negócios mais valiosos das próximas décadas serão desenvolvidos por empreendedores que empoderam seus times. Ao compartilhar uma cultura de transparência e o interesse genuíno pelo sucesso do outro, você mobilizará sua equipe para a alta performance.
Vendas
Por sofrer forte influência do Vale do Silício, as startups apostaram que seus produtos se venderiam sozinhos. Mero engano! Independente da qualidade do produto ou serviço, tenha em mente que uma estratégia de venda eficiente é fundamental para que a sua ideia prospere no mercado. Certifique-se de vender bem a sua solução inovadora.
Protagonismo do fundador
Uma empresa de destaque é aquela que possui um líder com visão e feeling para o negócio. O fundador precisa ser capaz de inspirar e extrair o melhor de todos, para que sua equipe se sinta amplamente capacitada para inovar.
Para finalizar, mais uma lição:
Você pode sobreviver propondo melhorias em produtos e serviços já existentes e prosperar de forma horizontal. Mas só conquistará o mercado com uma posição inovadora e progressiva.
Para isso, você precisa repensar o seu negócio e resolver problemas do seu consumidor, do seu nicho e de forma revolucionária. Este é o tipo de empresa que você deve se esforçar para construir. Lembre-se, se existe um problema ou carência de solução, significa que ali há uma oportunidade ainda não explorada.
Keep Walk!