Econômico:
O comércio Norte da Ilha apresentou um índice de acréscimo de aproximadamente 15% se comparado com a temporada anterior – segundo ACIF Canasvieiras constatou após relato de associados na primeira reunião de diretoria do ano. Segundo ramo hoteleiro os aluguéis de balcão foram bons, esta leitura aponta para uma boa temporada – uma vez que em temporadas abaixo do esperado a melhor opção é a pré-venda para operadoras e agências de viagens por valores mais baratos. O reflexo no todo destas leituras aponta que em termos econômicos a temporada foi boa. Notou-se de forma crescente a dificuldade de mão de obra qualificada, problema que preocupa muito o turismo e incide diretamente no atendimento do turista.
Questões Importantes:
Na segurança destacamos a implantação e funcionamento das Câmeras de Monitoramento, onde faltaram contemplar algumas praias. Porém há muitas reclamações quanto a “pronta-resposta” da polícia às ocorrências verificadas nas câmeras. Falta ainda a construção da 7ª Delegacia de Polícia e Central Plantão Policial em Canasvieiras.
Sobre o trânsito a duplicação da obra na SC-401 também foi de elevada importância – mas que faltou iluminação no trecho Elevado de Ingleses a Trevo de Canasvieiras, bem como algumas passarelas para fortalecer a segurança na via. A duplicação da SC-403 começa a ser um problema urgente a ser resolvido na questão de trânsito.
Quanto aos ambulantes ilegais foi de enorme importância o trabalho feito pela Câmara dos Lojistas de Canasvieiras, coordenada por Juarez Amaral de Andrade, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão – Hamilton Pacheco da Rosa e o diretor da Guarda Municipal Ivan Couto Junior que atingiram o incrível número de mais de 88.000 (OITENTA E OITO MIL) produtos ilegais recolhidos.
O alargamento de praia na Baía de Canasvieiras permanece parado, onde devem ser feitos os estudos pedidos pela FATMA para expedição da licença ambiental.
Sobre a balneabilidade 50 milímetros de chuva que caíram no final de semana 11/12 de Fevereiro fizeram com que ocorresse o transbordamento de esgoto do lençol freático para a praia de Canasvieiras acusando água imprópria para banho em todos os pontos de coleta da FATMA. A praia é o único produto do norte da ilha, não há teatros, cinemas e nem locais apropriados para apresentações culturais.
Houve surto de doenças oriundas em parte pela balneabilidade afetada onde hospitais regionais ficaram lotados e as pessoas esperavam até três horas para receber o atendimento.
Acerca do centro de convenções que vai ajudar na temporada por manter o emprego das pessoas durante o ano todo e prover uma melhoria enorme da qualidade dos serviços da região foi assinada ordem de serviço 1 de Março e até o momento as obras não reiniciaram.
*Por Diretor Geral de Canasvieiras, Milton Weber Filho