Aniversário da entidade será na próxima quarta-feira (15), às 19h30, no Teatro do CIC. No evento, também haverá posse da nova diretoria, homenagem a empresas e personalidades de destaque e serão conhecidos os vencedores da terceira edição do Prêmio ACIF de Jornalismo.
Cerca de mil convidados são esperados para a grande confraternização que vai marcar o aniversário de 98 anos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), na próxima quarta-feira (15). O evento, que será realizado no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), terá apresentação especial do cantor Ed Motta, destaque da música popular brasileira. A cerimônia está marcada para as 19h30 e vai contar com a presença de empresários, autoridades políticas, representantes de entidades de comunicação e de associações empresais e jornalistas.
Neste dia, será empossada a nova diretoria da ACIF. O empresário do setor de eventos Sandelúcio DeMira assume a presidência e comanda a entidade até 2015. Juliano Richter Pires e Luciano Adriani serão os vice-presidentes. Já o ex-presidente Doreni Caramori Jr. passa para a presidência do Conselho Superior da Associação.
Durante o evento, também haverá homenagens aos associados mais antigos e serão entregues a Ordem do Mérito Empresarial, e as medalhas Carl Hoepcke e Emílio Blum para empresas, instituições e personalidades de destaque.
Além destas distinções, na mesma data serão conhecidos os vencedores da terceira edição do Prêmio ACIF de Jornalismo. Nesta edição, concorreram trabalhos inscritos nas categorias Impresso, Rádio, TV, Programa de Entrevista de TV/Rádio, Web Jornalismo e Mídia Regional, além da categoria especial do Júri para a melhor entre todas as matérias inscritas, independente da categoria. Os vencedores ganharão tablets e o Prêmio Especial do Júri levará também R$ 5 mil em dinheiro.
O show de Ed Motta, para convidados, encerra a comemoração. Convites exclusivos com os diretores da entidade e confirmação de presença até o dia 10 de maio. Mais informações pelo telefone 3224-3627 ou no www.edmottaemfloripa.com.br.
Medalhas e homenagens
A Ordem do Mérito Empresarial, destinada a personalidades especiais por relevantes serviços prestados à sociedade, será uma homenagem ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STF), Joaquim Barbosa. A Medalha Carl Hoepcke, referência a um dos maiores empreendedores da Capital e fundador da Associação, será entregue a Volnei Koch (Hotel Praiatur) e a José Carlos da Silva (Orsitec). Já a Medalha Emílio Blum, distinção dirigida a entidades e personalidades de destaque, irá para o Banco do Empreendedor de Santa Catarina e para o médico Ernesto Francisco Damerau.
Os associados mais antigos da entidade, com 15 e 25 anos de associativismo ininterruptos, também recebem homenagem. Na primeira categoria, estão incluídas 75 empresas; já a segunda distinção será entregue para a Quadra Comunicação.
Prêmio ACIF de Jornalismo
O Prêmio ACIF de Jornalismo, em sua terceira edição, vai destacar as melhores matérias sobre Negócios, Associativismo e Participação em Florianópolis nas categorias: Impresso, Rádio, Telejornalismo, Programa de Entrevista de TV/Rádio, Web Jornalismo e Mídia Regional. Os primeiros colocados em cada categoria ganharão tablets. O Prêmio Especial do Júri ACIF será entregue ao autor (ou autores) da melhor matéria inscrita, independente da categoria. O vencedor receberá R$ 5 mil.
As reportagens foram avaliadas por um júri formado por profissionais da comunicação e representantes das Regionais da entidade. São eles: Flávio Resende (Proativa Comunicação), José Augusto Gayoso (jornalista), Marcos Bedin (MB Comunicação Empresarial), Celso Vicenzi (assessor de imprensa e colunista), Luiz Fernando Assunção (jornalista), Josiany Salache (Regional Lagoa), Thiago Lewis (Regional Ingleses) e Edson Souza (Regional Sul).
O júri levou em consideração critérios como contribuição ao modelo empresarial e ao setor produtivo de Florianópolis; relevância do tema, abordagem, profundidade e qualidade (técnica, precisão, clareza, didatismo, linguagem, correção e criatividade).
Apresentação Ed Motta
O carioca Ed Motta despontou em fins dos anos 80, como o vigoroso cantor e um dos compositores e produtores do Conexão Japeri. Uma sensação instantânea no circuito carioca de shows, que o grupo confirmou em seu disco de estréia, “Conexão Japeri” (Warner), em 1988, com canções como “Manuel”, “Vamos dançar”, “Baixo Rio” e “Um love”.
Ed é um cantor, compositor, multiinstrumentista, arranjador e produtor de trânsito internacional. Em seu estilo, sem abrir da veia funk-soul, tritura influências que vão do jazz à canção brasileira, das trilhas sonoras de Hollywood ao rock, da música clássica aos standards americanos, da bossa nova ao reggae. Em seu repertório, uma gama de sucessos como “Daqui pro Méier”, “Fora da lei”, “Colombina” “Tem espaço na van”, “Que bom voltar” entre tantos outros.