ACIF promove 1º Circuito Viver Melhor
Feira ambiental ocorre de 5 a 7 de junho e será encerrada com passeio ciclístico
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) organizou um evento especialmente para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho). O 1º Circuito Viver Melhor ocorre de quinta a sábado (5 a 7), no Shopping Beiramar, e irá divulgar as boas práticas de preservação do meio ambiente e uso inteligente dos recursos naturais, inclusive com a distribuição de cartilhas com orientações. O encerramento será marcado por um passeio ciclístico, no sábado (7), a partir das 9 horas.
O Brasil gera cerca de 140 mil toneladas diárias de lixo, sendo que entre 55% a 60% deste total ainda têm como destino final os lixões. Mas a preservação ambiental envolve outras questões além dos resíduos urbanos: economia de água e de energia, por exemplo, são dois valores que têm sido cada vez mais agregados em aparelhos e equipamentos eletrodomésticos, como lavadoras de roupa e louça, lâmpadas, chuveiros e torneiras. Isso porque cresce a consciência que a responsabilidade pela preservação do planeta depende de boas práticas cotidianas.
Segundo a diretora de Meio Ambiente da ACIF, Jane Pilotto, a intenção é justamente incentivar essa mudança de comportamento. “Queremos mobilizar a sociedade catarinense para conhecer idéias inovadoras e até mesmo comuns, porém importantes para a disseminação de atitudes voltadas à preservação dos recursos ambientais”, diz.
Um passeio ciclístico encerra o 1º Circuito Viver Melhor, demonstrando uma alternativa de transporte e a necessidade de implantação de ciclovias na cidade. A partida será em frente ao Oscar Hotel e o percurso inclui as avenidas Hercílio Luz, Mauro Ramos e Beira-mar, em direção ao Koxixo`s. Dali o grupo vai até o Shopping Beiramar.
CONFIRA OS PRINCIPAIS EXPOSITORES
A ACIF estará divulgando o Programa Reóleo, de coleta e reciclagem de óleo de cozinha. Completando dez anos de implantação pioneira neste mês, o projeto já recolheu mais de um milhão de litros de óleo na Capital. Para incentivar a prática da separação do óleo nas residências, haverá uma apresentação demonstrando a transformação do produto em sabão, um dos possíveis reaproveitamentos para o material descartável.
A Proactiva Meio Ambiente Brasil, responsável pela disposição, tratamento, armazenamento e destino final de resíduos vindos de 23 municípios catarinenses, irá apresentar o trabalho do grupo por meio de quadros e de uma maquete do Parque de Gerenciamento de Resíduos (PGR) de Tijuquinhas, que mostra a projeção da ocupação dos espaços nos próximos anos. O material, rico em detalhes, mostra como ocorrem processos como a drenagem e tratamento dos efluentes, por exemplo. A equipe presente no evento também explicará ao público como funciona o ciclo do lixo e destacará a importância da separação adequada e da reciclagem de resíduos.
A Prehvenir – Saúde Preventiva estará divulgando o Emma AZ-X, produto biológico com mais de 100 microorganismos vivos para limpeza e depuração de ambientes, indicado para a limpeza de vasos sanitários, pisos, carpetes, pias, ralos, lavatórios, esgotos, sem prejuízos para o meio ambiente. Há ainda experimentos no tratamento de caixa de gorduras em condomínios e até mesmo em aviários e na agricultura, com muito sucesso.
A artesã fluminense Eponina Sanches de Almeida produz de roupas e acessórios a partir do reaproveitamento de retalhos e fios. Eponina já criou peças exclusivas para o Fashion Rio e tem uma linha de acessórios desenvolvida especialmente para o Projeto Tamar (de preservação de tartarugas marinhas). Em Florianópolis, vai expor seus famosos casacos, feitos somente por encomenda, com a participação ainda de bordadeiras carentes do Vale do Jequitinhonha (MG).
O Garimpo da Mary – Arte e Decoração reúne vasto acervo de artesãos que produzem com material reciclado. Na feira, estará à mostra papelaria produzida com papel reciclado, bolsas feitas com lacre de latinhas e embalagens de bombom e salgadinhos, bijuterias produzidas com retalhos de tecidos em fuxico, bonecas de época em miniatura e acessórios da casinha confeccionado com caixinhas de fósforos, papelão, papéis e restos de tecidos, garrafas de vários tipos recicladas e decoradas, entre outros produtos.
A substituição de embalagens por alternativas ecologicamente corretas é uma tendência crescente. Alguns exemplos estarão à mostra durante o Circuito Viver Melhor: a Floricultura D´Arte Flores irá apresentar embalagens em fibra de coco, que substitui as tradicionais de celofane e papel crepom. Já as artesãs Adelaide Kniss e Marlise Haas irão apresentar estofarias e peças de decoração com tecido reciclado, entre essas, sacolas retornáveis.
A J.Pilotto Arquitetura e Paisagismo irá mostrar as soluções do paisagismo ecológico, baseado na escolha de plantas e árvores adequadas para atrair os pássaros.
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/SC) irá apresentar projetos elaborados pelos alunos do curso técnico de Meio Ambiente, nas áreas de Monitoramento Ambiental e Educação Ambiental. Vídeos realizados durante a prática em campo e audiências públicas serão projetados, além da distribuição de folders sobre o curso e com dicas sobre a preservação do meio ambiente. Também estarão expostos equipamentos laboratoriais utilizados nas análises físico-químicas e bacteriológicas de águas.
Os alunos de Ciências da quinta série da Escola Autonomia, de Florianópolis, irão comprovar que não há idade para adotar as boas práticas ambientais. O que os estudantes aprendem em sala de aula, exercitam de forma cotidiana, no ambiente escolar. É o caso do Prolix, programa de reciclagem de papel branco. Em toda a escola há caixas de coleta, sendo que uma parte do material é direcionada para a reciclagem, executada durante as aulas, e que estará sendo demonstrada pelos jovens durante o evento.
Serviço
O quê: 1º Circuito Viver Melhor ACIF
Quando: 5 a 7 de junho, das 10 às 22h.
Onde: Shopping Beiramar, piso térreo
Quanto: Gratuito.
O quê: Passeio ciclístico do 1º Circuito Viver Melhor ACIF
Quando: Sábado, dia 7, às 9 horas
Onde: Saída em frente ao Oscar Hotel, na av. Hercílio Luz.
Quanto: Gratuito