Com o auditório do Teatro Governador Pedro Ivo lotado, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) celebrou na noite desta terça-feira (20) seus 99 anos de fundação, completados no dia 13 de maio. Cerca de 700 pessoas acompanharam a cerimônia, que homenageou empresas, instituições e personalidades de destaque, além de associados com 15 e 25 anos de ACIF. A apresentação do grupo Expresso Rural, sucesso catarinense nos anos 80, encerrou o evento.
“Durante nove décadas e nove anos, a ACIF participa de conquistas essenciais para a cidade e, desde sempre, empunhou bandeiras importantes para o desenvolvimento da Capital. Nos envolvemos com melhorias na infra estrutura de toda a cidade e lutamos difíceis batalhas contra a burocracia e a carga tributária. Por isso, podemos afirmar, sem hesitação alguma, que a Associação ajudou a construir uma Florianópolis melhor. Hoje temos um passado glorioso a relembrar, um presente de conquistas a celebrar e um futuro promissor em construção”, destacou o presidente da ACIF, Sander DeMira.
O presidente do Conselho Superior da ACIF, Doreni Caramori Jr., parabenizou a diretoria pela condução positiva do primeiro ano de gestão. “Esta equipe tem a sensibilidade de brigar por grandes causas, mas também de apostar em novas ideias que renovam o dia a dia da Associação e da cidade”, ressaltou.
Para o senador Paulo Bauer, “a ACIF é uma instituição exemplar, que trabalha para o bem de Florianópolis e pelo desenvolvimento econômico e social da cidade e seus moradores, acima de qualquer interesse político ou partidário”, enfatizou.
O evento também marcou o início das ações para comemorar o centenário da entidade em 2015. “A partir de agora, iniciamos uma contagem regressiva para os cem anos. É motivo de enorme orgulho pessoal presidir a entidade em oportunidade tão importante. Por isso, reafirmo o compromisso em preparar a entidade para o centenário e, principalmente, para os muitos anos que ainda temos pela frente”, completou DeMira.
Abaixo, os medalhistas e homenageados pela ACIF:
Medalhas
A Ordem do Mérito Empresarial foi entregue ao professor Rodolfo Pinto da Luz, por sua contribuição à Educação em Santa Catarina. A Medalha Carl Hoepcke, referência a um dos maiores empreendedores da Capital e fundador da Associação, foi entregue ao Box 32 e a Andra Confecções. Já a Medalha Emílio Blum, distinção dirigida a entidades e personalidades de destaque, foi concedida ao jornalista Moacir Pereira e ao Proerd/SC.
Homenagem a Associados
A homenagem é voltada aos associados mais antigos da entidade, com 15 e 25 anos de associativismo ininterruptos. Na primeira categoria, 64 empresas receberam o reconhecimento; já a segunda distinção foi entregue ao supermercado Angeloni, ao Baia Norte Palace Hotel, à B&C Engenharia e Incorporações e à PR Imóveis.