Empresas começaram a despertar para a necessidade de terem suas marcas e patentes protegidas contra a apropriação indevida de terceiros. O descaso pode levar à utilização imprópria e não autorizada de marcas. Segundo dados informados pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) 80% das empresas não possuem registro de marca.
O grande desafio é proteger a empresa e o país não deixando a tecnologia criada aqui correr o risco de ser utilizada e apropriada pela concorrência e pelo mercado internacional. O que talvez algumas empresas não saibam é que o registro de uma marca pode trazer um diferencial de mercado e ajudar no aumento significativo do faturamento. Ainda conforme o órgão, apenas 10% dos pedidos de registros solicitados são de organizações de diversos estados de todo o país, 80% de fora do Brasil e os outros 10% de São Paulo e Rio de Janeiro.
Existe uma preocupação por parte dos empresários por deduzirem que registrar marcas e patentes é muito custoso. A afirmação não é verdadeira.
As despesas com taxas federais podem variar muito, quanto ao valor da consultoria deve ser solicitado pelo e-mail mirellaguimaraes@komcorp.com.br
As pessoas devem ficar atentas, pois o empreendedor que não tem registro corre o risco de utilizar a sua marca e posteriormente perder os direitos sobre ela. Os empreendedores interessados no registro devem procurar um profissional da área, que desde a solicitação até a efetivação de uso leva em média quatro anos e para o registro de patente, nove anos. “O mais importante é que durante esse processo a empresa tem respaldo jurídico e está protegida”, afirma Mirella Guimarães, advogada e responsável pelo setor de Registro de Marcas e Patentes, da Komcorp Assessoria Empresarial e Contábil.
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