Toda empresa precisa ter protocolos para manter a uma alta segurança de seus dados, sejam eles da empresa ou dados de seus clientes. Isso porque o ambiente virtual, ao mesmo tempo que facilita várias transações e processos para seu negócio, pode também ser muito perigoso. O golpe eletrônico é um deles.
A segurança do seu negócio contra golpes e fraudes online é muito importante para o sucesso da empresa. Com o avanço das tecnologias, novas ações criminosas também se aperfeiçoaram. Por isso, é necessário prevenir com boa práticas e ferramentas.
Conheça 5 dicas que irão ajudar a você e sua empresa a se manterem seguros no meio digital!
Dicas para se proteger de golpes e fraudes
Atualize o sistema operacional
É muito importante manter o sistema atualizado com a última versão, para prevenir que hackers consigam entrar, e possivelmente copiar os dados.
Backups
É fundamental ter sempre um backup dos dados da sua empresa – e até dos clientes – em um ou até dois lugares, seguro. Dessa forma, se acontecer alguma coisa e você perder essas informações, terá elas guardadas em um HD externo, ou em nuvens.
Softwares de proteção
Sempre mantenha um software para proteger seu sistema, como um antivírus. Verifique se ele é de confiança e de que forma ele garante a proteção. E selecione aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Senhas complexas
Todas as senhas de acesso a alguma plataforma ou software da sua empresa devem ser complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos. Lembre-se de guardá-las em locais seguros, de difícil acesso de terceiros. E, claro, não repita nenhuma.
Desconfie
Fique alerta ao receber alguma mensagem de promoção que você não se inscreveu, ou de ofertas que você ganhou algo de graça. Claro que existe sim promoções, mas analise bem a escrita, quem enviou, verifique a conta ou o e-mail, pesquise na internet antes. Pois, basta clicar num link malicioso para que todo seu computador, ou sistema, seja hackeado.
Além disso, vale reforçar que você nunca deve fornecer senhas ou dados pessoais para ninguém. Nem para bancos, pois eles não ligam pedindo essas informações.