Mais de 80% dos compromissos assumidos em 2016 foram cumpridos pelo atual prefeito de Florianópolis em sua gestão.
Em 2016, atendendo ao compromisso construtivo de fazer com que as demandas oriundas do setor produtivo de Florianópolis fossem pautadas prioritariamente nas ações da administração pública, a ACIF criou um documento com as principais propostas, e o envio aos candidatos da época. Sendo este, redigido pelo Conselho Permanente de Assuntos Políticos da entidade e referendadas por sua Diretoria Executiva e Conselho Superior.
Dessa forma, foi firmado um compromisso com todos os os candidatos a prefeito e, inclusive com hoje prefeito, Gean Loureiro, de priorizar ações que iriam criar um futuro melhor para a cidade.
Quatro anos depois, pudemos analisar tudo o que a ACIF, legítima representante de todos os setores econômicos da cidade há 105 anos, solicitou aos candidatos para o executivo municipal. E, constatamos que foram cumpridos cerca de 80% dos compromissos firmados entre a ACIF e o então prefeito eleito à época.
Alguns dos exemplos que podemos citar são:
Em 2016, pedimos ao poder público para desburocratizar e agilizar os processos para a criação e manutenção das operações das empresas estabelecidas. Então, foi criado o Floripa Simples, onde é possível abrir uma empresa de baixo risco em poucas horas;
No documento de 2016, também foi citado sobre a prioridade de desenvolver atividades que são parte da vocação econômica de Florianópolis, além de incentivar pequenos empreendedores por meio do microcrédito. Atendendo a esse ponto, a prefeitura ampliou o microcrédito às pequenas empresas por meio do programa Juro Zero Floripa.
Assim, reafirmamos cada vez mais a importância da nossa associação para os empresários de Floripa. E quanto ações como essa podem ajudar a mudar a cidade para um futuro melhor, alavancando o desenvolvimento econômico. Por isso, estamos repetindo esse processo novamente, em vista das eleições para prefeitura 2020. Agora com ainda mais maturidade, mantendo as conquistas já efetivadas e propondo uma nova visão para Florianópolis, com ainda mais perspectivas colaborativas
Juntamente com o Pacto Floripa, um pacto pensado e construído para Florianópolis, estamos em busca de que a capital dos catarinenses se torne uma referência mundial em turismo, tecnologia, educação, e saúde e bem viver. Além de se transformar um polo tecnológico e, ser reconhecida como uma cidade inteligente, criativa e sustentável. Por isso, é fundamental focarmos todos os esforços públicos e privados em perseguição a esse olhar de futuro com a aplicação colaborativa no presente.
Assim, com a fidelidade no propósito de Pulsar e Prosperar Floripa, a ACIF apresenta seus planos e diretrizes com os quais estabelece seu compromisso para aqueles a quem a sociedade florianopolitana haverá de constituir, pelo exercício democrático da representação, como seus governantes. Agentes públicos que, seja no executivo, ou no legislativo municipal, escolhem fazer parte desse pacto como suas coordenadas de mandato.
Por fim, a ACIF continuará propondo, colaborando, mas também sistematicamente exercendo o controle social e a crítica à não aplicação das boas práticas de Governança Corporativa na Administração Pública, com critérios sustentados por seus princípios e valores, buscando cada vez mais a atenção para que planos de estado se desenvolvam com a devida prioridade em detrimento aos planos de governo.