O Programa de Educação Ambiental do ReÓleo, desenvolvido de forma criativa e divertida, por intermédio da palestra Reciclar É Educar, no dia 31 de agosto, na Univali , localizada em Biguaçu, repassou conhecimento para 165 crianças das Escolas EBM Ruth Reis (75) e EBM bom Viver(90) noções básicas de consumo consciente, preservação e conservação do meio ambiente e sobre a forma correta de recolher para reciclar o óleo de cozinha usado.
Com telejornal, vídeos, oficinas práticas e linguagem lúdica, a palestra, com o apoio integral da Secretaria Municipal de Educação local, FAMABI- Fundação de Meio Ambiente de Biguaçu, da ACIBIG, CDL e agora com o apoio também da Universidade UNIVALI, com a cessão de um grande auditório, com condições de receber com qualidade as crianças deram condições para desenvolver com sucesso o nosso trabalho e a mensagem dada pela nossa equipe encantou todas as crianças presentes pela inventiva na forma de transmitir os conceitos de consumo e reciclagem.
João Victor de Oliveira Queiroz, de oito anos, do 3º ano da EBM Ruth Farias dos Reis, falou: “Não se deve jogar o óleo no chão e nem na pia, pois isto entope os canos. Lugar de óleo é na garrafa pet para reciclar”.
Já o Eric William Ribeiro, de 10 anos, da EBM Bom Viver, completou: “Lembro sobre a importância do meio ambiente, para não se jogar o óleo na pia e sim recolher numa garrafa pet e colocar num posto para ser recolhido.Recordo também das músicas e das brincadeiras. A palestra foi muito legal e todos devem cuidar do meio ambiente para terem um futuro melhor.”
Nos comentários das crianças tivemos a oportunidade de constatar que o conhecimento foi devidamente absorvido e será por elas multiplicado.
Outro fator que fez diferença foi a música do Reóleo, com a presença do Mascote Óleolhó. Ela foi aprovada e cantada por toda a criançada, pelos professores e educadores presentes.
A municipalização aplicada na prática pelo programa Reóleo em Biguaçu está sendo uma equação de fácil solução com as parcerias atuantes e participativas em busca de um só resultado: conscientizar as crianças do município para as questões ecológicas.