No dia 16 de setembro (sexta-feira) no Anexo 2 da Univali, o Programa Reóleo ministrou duas palestras Reciclar é Educar para 179 crianças, sendo que no período da manhã tivemos a participação da Escola Célia Lisboa dos Santos (38) e a Escola Prof Donato Alípio de Campos (49) e no período da tarde a Escola Manoel Roldão das Neves ( 36) e da Escola Prof Donato Alípio de Campos (56) com a participação total de 15 professores nos dois períodos.
Nesse Programa de Educação Ambiental, em parceria com a ACIBIG/CDL, FAMABI e SEMED local, conseguimos aproximar a teoria a prática e as crianças vivenciaram oficinas e participaram com muita animação das ludicidades,do tele-jornal,das músicas, além do sucesso registrado da presença do nosso mascote Óleolhó que dançou, brincou e interagiu com muita descontração durante o evento envolvendo todas as crianças. Outro ponto positivo foi o carisma que o jingle do Reóleo causou em todos os participantes da Palestra. Eram crianças e professores cantando e vibrando com o refrão “Olha o Reóleo” até mesmo na saída do evento.
O resultado obtido pode ser confirmado pelos depoimentos espontâneos das crianças como o da Raiany dos Santos Rabelo, de 7 anos, da escola Célia Lisboa dos Santos, que comentou: “ Que não devemos jogar o óleo de frituras na pia, para não poluir o meio ambiente”. E como mensagem para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de participar da palestra: “Para que tivessem a chance de participar de uma próxima palestra, porque foi muito interessante”.
Outro comentário nós colhemos da Dhienifer Oliveira da Motta, de 11 anos, da escola Prof.Manoel Roldão das Neves, que disse: “ Que o óleo não deve ser jogado na pia, e no vaso sanitário ou bueiro.Tem que guardar numa garrafa pet para reciclar.Pois o óleo entope a canalização formando uma cola.” E quanto a mensagem :”Que deveria ter vindo, porque foi muito boa.Nos trouxe informações sobre o meio ambiente.
As crianças reciclaram conhecimentos com muita participação. Não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem. Pois a participação está inserida na própria natureza do ato pedagógico.
Luiz Falcão – Diretor do Programa Reóleo