TRANSPORTE MARÍTIMO: O FUTURO DE FLORIANÓPOLIS
No último dia 26 de maio, uma comitiva partiu da ACIF capitaneada pelo presidente da ACIF, Sr. Dilvo Tirloni, com destino ao estaleiro TWB em Navegantes. A comitiva foi recepcionada pela diretoria da empresa, sendo seu diretor o Sr. Johan Paul Kempers.
O presidente da ACIF explicou aos diretores sobre Florianópolis estar caminhando a passos largos para o limite de sua capacidade de suporte de veículos. A estimativa é que até o ano de 2020 a cidade tenha em torno de 500.000 automóveis.
O transporte marítimo, sendo Florianópolis uma ilha, e com a lei de gerenciamentos costeiros devidamente implantada, torna-se a alternativa mais viável, segura e ecologicamente correta podendo vir a salvar a cidade de um colapso em seu trânsito. Segundo o Sr. Johan, diretor da TWB, o transporte marítimo, objetivo do encontro, necessita antes de tudo de um fator primordial: investimento em planejamento. O sistema tem que ser dimensionado para que fatores importantes como distância, quantidade de passageiros, custos, previsão de demanda futura, entre outros, não comprometa o projeto.
Sobre a empresa, pode-se dizer que a TWB é uma fusão de estaleiros e que atua em diversos setores da logística naval, destacando-se, contudo, nas operações de travessias litorâneas de veículos e passageiros, e sendo reconhecida como uma referência no mercado de transportes aquaviários e construção naval.
A empresa viabilizou a utilização simultânea em suas embarcações de gás natural(GNV) e diesel, sendo pioneira na utilização de Ferry Boat com tecnologia dual fuel, o que também contribui para ganhos ambientais com a redução de 75% na emissão de monóxido de carbono e dióxido de enxofre na atmosfera. Totalmente construídos com alumínio naval importado da Alemanha, os novos modelos estão sendo concebidos no estaleiro de Santa Catarina. O projeto é Australiano e foi adquirido após uma ampla pesquisa realizada no mercado internacional. Sua estrutura é mais leve que a das atuais embarcações, 170 t contra 1.200 t, o que possibilitará uma viagem em menos de 30 minutos. Além disso, os ferries terão uma maior capacidade de transporte, passando de 400 para 760 pessoas e de 50 para até 72 veículos.
Construção da embarcação
Embarcação pronta