Desenvolvimento econômico vinculado à preservação ambiental e à inclusão social é considerado pela ONU o caminho para sobrevivência das gerações futuras. Há 14 anos, a entidade catarinense reconhece o trabalho responsável de empresas e instituições do estado por meio do Prêmio Empresa Cidadã.
O início da Rio+20, conferência das Nações Unidas (ONU) sobre sustentabilidade, que está sendo realizada no Rio de Janeiro neste mês de junho, novamente volta as atenções do mundo ao futuro das próximas gerações. Representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado de 186 países têm a responsabilidade de traçar um novo e sustentável modelo de vida, que agregue progresso econômico, inclusão social e uso consciente dos recursos naturais.
Com grande responsabilidade e um importante papel a cumprir nesse cenário, até porque que o desenvolvimento sustentável também se tornou uma exigência de mercado, empresas e instituições têm se emprenhado em criar projetos e iniciativas que atendam ao conceito de sustentabilidade. Em Santa Catarina, essas ações, além dos resultados positivos que geram, ganham incentivo e reconhecimento público com o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC.
Há 14 anos, entidade premia os melhores trabalhos em Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural de empresas e instituições catarinenses. “Ser uma empresa cidadã é, além de um exemplo a ser seguido, um diferencial competitivo em relação ao mercado. Hoje, consumidores e parceiros comerciais valorizam comportamentos nesse sentido e preferem produtos e serviços de empresas identificadas como socialmente responsáveis”, diz Juarez Beltrão, presidente da ADVB/SC.
O diretor de varejo do Grupo Dudalina, Rui Leopoldo Hess de Souza, concorda. Com o projeto Geração de Renda, de doação de matéria prima, máquinas e capacitação profissional para confecção de artigos em patchwork, um parceria com o Instituto Sócio Ambiental Adelina Clara Hess de Souza, o grupo foi um dos vencedores da premiação de 2011, na área de Participação Comunitária. “Este selo agrega valor aos nossos produtos, serviços e principalmente, proporciona uma avaliação da empresa por consumidores conscientes e atentos às causas socioambientais. Conquistá-lo tornou-se um estímulo para continuarmos com o trabalho“.
Já para o gerente de marketing da Portobello, Edson Moritz, o selo de Empresa Cidadã coroa as ações de sustentabilidade. “Além de um reconhecimento, é um sinal claro aos consumidores e ao mercado, que também estão em sintonia com as demandas ambientais”. A Portobello recebeu a premiação no ano passado na categoria Preservação Ambiental, pelo projeto Todos Comprometidos com o Futuro, que integra ações de cuidado com o meio ambiente que vão desde o processo produtivo, com a utilização de fontes renováveis, recuperação de áreas de extração e tratamento de efluentes entre outros, até a comercialização, com produtos que reproduzem materiais naturais como madeira, mármore e outras pedras.
As inscrições para a edição 2012 do Empresa Cidadã ADVB/SC continuam abertas e seguem até o dia 29 de junho pelo www.advbsc.com.br.
Como participar:
Para participar da premiação, as empresas podem inscrever um ou mais cases de sucesso que estejam relacionados a projetos nas áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural, desde que realizados em território catarinense. A cada case inscrito, a empresa deve relatar de forma detalhada o trabalho, apontando os objetivos do projeto, quais as estratégias utilizadas para atingi-los, como foi realizada a execução e implementação do trabalho e quais os resultados alcançados. As empresas ainda podem anexar peças de divulgação, recortes de publicações, filmes, fotos, depoimentos textuais, entre outros. Ao efetuar a inscrição, a empresa também deve apontar em qual categoria o seu trabalho se encaixa.
Todo o processo de inscrição deve ser feito no site da ADVB/SC -www.advbsc.com.br. Depois de preenchida a ficha de inscrição será gerado um cadastro para a inserção das informações do case. Só concorrerão ao prêmio as inscrições de cases totalmente preenchidos, com pagamento de taxa e que estejam em conformidade com as regras do prêmio. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 29 de junho e o comprovante de pagamento enviado para info@advbsc.com.br. Associados da ADVB/SC não pagam a taxa de inscrição.
Esse ano a comissão julgadora será formada por membros da Escola Superior de Propaganda e Marketing da região Sul (ESPM-Sul). Todos os projetos inscritos serão examinados, entre os dias 30 de junho e nove de julho, pela comissão julgadora, que assegurará o cumprimento de todas as regras da premiação. Serão considerados vencedores os quinze cases de maior nota e, em caso de empate, a diretoria executiva decidirá o vencedor. O resultado será divulgado no dia 11 de julho e a entrega da premiação será realizada no dia 16 de agosto, em evento na Pousada Rural do SESC, na cidade de Lages.
Mais informações e regulamento no site www.advbsc.com.br.