Lançamento: Dia 09 de novembro de 2011
Inscrições: De 28 de novembro de 2011 até dia 06 de abril de 2012
Regulamento
1) Objetivos:
Valorizar a produção jornalística em torno dos temas:
A) Negócios em Florianópolis
B) Associativismo e Participação em Florianópolis.
Estimular a imprensa a aumentar os esforços no sentido de divulgar informações e assuntos ligados a este dois temas, bem como às ações da ACIF para o crescimento qualitativo da Grande Florianópolis.
Reconhecer o trabalho dos jornalistas que publicaram matérias sobre os temas propostos.
2) Premiação:
O Prêmio de Jornalismo ACIF distribui 10 tablets para as matérias técnicas apresentadas pelos primeiros colocados nas categorias listadas abaixo e mais 5mil reais em espécie para o vencedor da Categoria Prêmio Especial do Júri ACIF. Todos os finalistas na premiação em questão receberão uma assinatura semestral da Revista Líder Capital. Os prêmios serão pessoais e intransferíveis.
Categoria Profissional
Subcategorias:
Jornalismo Impresso – concedido à melhor matéria inscrita, editada em veículos impressos, Jornais ou Revistas, sediados no Brasil, de periodicidade igual ou inferior a trimestral, sobre os temas propostos, no período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012.
Radiojornalismo – para a melhor reportagem, veiculada em emissoras de rádio sediadas no Brasil sobre os temas propostos, no período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012.
Telejornalismo – para a melhor reportagem inscrita, exibida em emissoras de televisão sediadas no Brasil sobre os temas propostos, veiculada no período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012.
Programa de entrevista TV + rádio – para a melhor entrevista ou debate sobre os temas propostos, veiculados em emissoras de televisão ou de rádio sediadas no Brasil, com o tempo de exibição igual e maior a 30 minutos, veiculada no período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012.
Webjornalismo – para a melhor matéria em qualquer formato veiculada em portais ou sites de empresas jornalísticas registradas com domínio brasileiro na rede mundial de computadores, sobre os temas propostos, publicada no para a melhor reportagem inscrita, exibida em emissoras de televisão sediadas no Brasil sobre os temas propostos, veiculada no período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012.
Mídia regional – para a melhor matéria em qualquer formato veiculada nos veículos de comunicação associados ao Núcleo de Mídia Regional da ACIF, publicada no período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012.
Categoria Prêmio Especial do Júri ACIF: à melhor matéria inscrita de todas as subcategorias sobre as pautas “Negócios em Florianópolis” e/ou “Associativismo e Participação em Florianópolis”, publicada ou veiculada no período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012. Esta premiação pode ser dada a uma das matérias já premiadas ou não, dependendo da avaliação do corpo de jurados.
Corpo de jurados: Formado por profissionais de comunicação que atuam em outras cidades que não Florianópolis, por profissionais da área de administração e empresários de atuação relevante no estado de SC, além de um representante da ACIF.
4.1 – A comissão julgadora, por maioria dos votos, escolherá os vencedores, pautando seu julgamento pela observância dos seguintes critérios:
a) Contribuição ao modelo empresarial e ao setor produtivo de Florianópolis;
b) Relevância do tema frente aos seus objetivos;
c) Abordagem, profundidade;
d) Qualidade (técnica, precisão, clareza, didatismo, linguagem adequada, correção, criatividade).
Os critérios serão avaliados através de pontuações simbólicas de A, B e C, sendo: A para trabalhos que atingiram o mais próximo ou na totalidade o critério avaliado; B para trabalhos que atingiram em parte o critério avaliado e C para trabalhos que deixaram a desejar no critério avaliado.
Sendo, assim, cada critério listado abaixo pode ser avaliado em A, B ou C:
Contribuição ao modelo empresarial e ao setor produtivo de Florianópolis – A, B ou C
Relevância do tema – A, B ou C
Abordagem – A, B ou C
Profundidade – A, B ou C
Qualidade (técnica, precisão, clareza, didatismo, linguagem, correção e criatividade) – A, B ou C
Ao final da avaliação deverá ser identificado por cada um dos jurados um trabalho jornalístico, dentre todas as categorias conjuntamente, para receber o Prêmio Especial do Júri. Sendo este trabalho o que mais se destacou dentre todos os critérios avaliados nesta premiação. Caso houver empate em alguma das categorias ou no Premio Especial do Júri, será sorteado um dos jurados para desempatar.
5) Processo de Inscrição:
Inscrição via internet
1) Pré-cadastro: onde o candidato preenche um formulário com seus dados e aguarda um contato da organização via email com a senha que libera o acesso restrito da inscrição
2) Postagem do material via ferramenta: o candidato preenche a sua ficha de inscrição e posta o material conforme orientações do site
3) Envio dos documentos e do material completo pelos Correios ou entregue em mãos na sede central da ACIF até o dia 06 de abril de 2012. Os originais servem para garantir a autenticidade da produção.
6) Disposições gerais:
1) Só poderão participar profissionais que apresentem registro profissional em cópia na inscrição do trabalho.
2) Cada profissional poderá inscrever até duas matérias. Todos os trabalhos inscritos devem ter sido publicados ou veiculados durante o período de novembro de 2011 a 06 abril de 2012.
3) Não poderão participar deste prêmio jornalistas que tenham qualquer vínculo de prestação de serviços com a ACIF e a FACISC.
4) Não poderão concorrer trabalhos que tenham sido veiculados como informe publicitário.
5) Os trabalhos inscritos, premiados ou não, passarão a fazer parte do acervo da ACIF, não sendo devolvido aos seus autores.
6) Não cabe recurso da decisão do júri, que se reserva o direito de recusar qualquer inscrição que julgar inadequada aos objetivos do prêmio, bem como cancelar os trabalhos que não considerar suficientemente representativo.
7) Os jornalistas premiados, ou seus representantes, deverão se apresentar ao local da cerimônia trinta minutos antes do seu início.
8) Não será aceita a inscrição de documentário.
9) Serão julgados apenas os trabalhos em língua portuguesa, publicados em órgãos brasileiro de imprensa, que se adéqüem ao objetivo e características do prêmio em questão.
10) No caso de inscrição de mais de um trabalho por um mesmo concorrente , as matérias devem ser enviadas em envelopes separados, com toda a documentação exigida neste regulamento constante em cada um deles.
11) Cada reportagem deve conter uma ficha de inscrição com nome do veículo, data da publicação, nome, número do registro profissional de jornalista, endereço completo, e-mail e telefones, inclusive celular, dos autores. Os autores que não puderem ser contatados devido a endereço incompleto ou inexistente e números de telefones errados serão desclassificados.
12) Na hipótese de trabalhos vencedores com mais de um autor, será emitido diploma em nome de cada um dos integrantes da equipe de autores. Haverá somente um troféu para a equipe.
13) Para a emissão de certificados e divulgação dos jornalistas vencedores será considerada a grafia do nome que constar na ficha de inscrição.