Programa de reciclagem que já coletou mais de um milhão de litros de óleo de cozinha foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental. Entrega da premiação acontece nesta terça-feira (10), às 19h, no Costão do Santinho Resort.
Nesta terça-feira (10), o Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha, Reóleo, criado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), conquista mais um importante reconhecimento pelo trabalho de coleta e reciclagem de óleo de cozinha desenvolvido na Grande Florianópolis. O projeto, que tem 14 anos de existência e mais de um milhão de litros de óleo reciclados, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis e vai receber o Troféu APAE de Responsabilidade Social. O evento de premiação será realizado no Costão do Santinho Resort, às 19h e contará com a presença do cantor Luan Santana.
“Estamos muito felizes e honrados com mais um prêmio conquistado. É o reconhecimento de um trabalho sério e organizado que tem feito um grande papel na preservação ambiental”, diz Luiz Falcão de Moura, coordenador do ReÓleo.
Hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com quase mil pontos de coleta espalhados pelas cidades de Florianópolis e Biguaçu, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza. A educação ambiental também integra o projeto. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – cerca de 3 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais.
Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na área de meio ambiente.
Troféu APAE de Responsabilidade Social
Com o objetivo de incentivar as ações que fazem a diferença na geração de oportunidades que fomentam a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina, a APAE de Florianópolis monitorou ações de empresas, entidades de classe, veículos de comunicação e cidadãos ligados ao governo ou não. Mais de 120 projetos foram avaliados e depois de 3 meses de análise, a entidade fará a entrega do Troféu APAE de Responsabilidade Social para 15 vencedores.
No jantar para 400 convidados, a APAE de Florianópolis receberá a doação de 50 mil reais do cantor Luan Santana. Na ocasião, a APAE também lançará oficialmente a 25ª edição da Feira da Esperança, que será realizada de 3 a 6 de maio no CentroSul e Passarela do Samba Nego Quirido. Entre as novidades da Feira deste ano, está a Virada Cultural da Feira da Esperança, com 25 horas ininterruptas de shows de artistas nacionais e locais como João Bosco & Vinícius, Latino, Fiuk, as DJs do Female Angels, Tay Galega, Banda Bloomy e uma seleção com o melhor do pop, axé, pagode, rock, forro e grandes nomes da música catarinense.
Relação de Premiados
RÁDIO
Melhor reportagem/programa: “Ação e Cidadania” – Rádio UDESC FM.
Melhor repórter/ locutor: Renato Igor – Rádio CBN Diário.
TELEVISÃO
Melhor reportagem/programa: “Programa Sustentar” – Band Santa Catarina.
Melhor repórter/locutor: Mario Motta – RBSTV
JORNAL E/OU REVISTA IMPRESSO (A)
Melhor reportagem ou Crônica: “Uma Relação Especial” – Caderno Donna – Jornal Diário Catarinense.
Melhor repórter ou cronista/comentarista/colunista: Carlos Damião – Jornal Notícias do Dia Florianópolis.
Melhor Projeto de Responsabilidade Social: Programa Atleta do Futuro – SESI-SC
Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental: Programa ReÓleo – ACIF
Melhor Projeto de Inclusão Social: Programa de Inclusão da Pessoa com deficiência na Industria – SESI-SC.
Melhor “case” para fomento da industria catarinense: FIESC
CATEGORIA AÇÕES / PROJETOS DESENVOLVIDOS POR ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Melhor Projeto de Inclusão Social: Associação Saúde Criança Recontar
CATEGORIA AÇÕES DESENVOLVIDAS POR CIDADÃOS COM OU SEM LIGAÇÃO COM O PODER PÚBLICO
Melhor Ação de Fomento à Cidadania: Tiago Silva – Diretor do PROCON Florianópolis.
Melhor Ação de Defesa das Pessoas com Deficiência: Julio Garcia – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Melhor Ação de Promoção da Acessibilidade Intelectual: José Nei Alberton Ascari – Deputado Estadual.
Voluntário do Ano: Carlos Eduardo Reitz – Engenheiro voluntário da APAE de Florianópolis.