A diretoria da Lagoa da conceição está trabalhando no Plano Verão de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Bairro.
A lagoa apresenta péssimas condições de manutenção de áreas públicas. Exemplos podem ser vistos na praça, na falta de segurança, principalmente por usuários de drogas, assaltos e violências. Questões que o poder público nada faz para solucionar.
Outra questão muito importante diz respeito ao saneamento básico. Se já era dramático, agora piorou com o desenvolvimento excessivo de algas por conta do crescimento da quantidade de matérias orgânicas vindas de efluentes sanitários domésticos e de restaurantes, de forma clandestina. Todos esses fatores fazem com que a lagoa vá morrendo devagar e está deixando de ser uma atração turística.
A ACIF Regional Lagoa para melhorar a situação atual está apoiando o CONSEG, cedendo a sua sede para as reuniões mensais e apoiando as ações deste projeto. Semanalmente a diretoria está se encontrando com autoridades e representantes das associações do bairro para discutir de forma conjunta possíveis ações de melhora. Há uma iniciativa de fomentar o bairro culturalmente através da implantação de uma biblioteca pública. Sobre a questão das Algas na Lagoa, a Vigilância Sanitária foi convidada, através de ofício, para esclarecer através de representante, a situação da fiscalização do esgoto em próxima reunião, e discutir de que forma o problema pode ser resolvido.
Eduardo A. Beskow
Diretor de Soluções
ACIF Regional Lagoa