Networking é a prática consciente e sistemática de criar, manter, alimentar e usufruir de suas relações. É relacionar-se!
O fenômeno da globalização e o avanço tecnológico certamente transformaram o estilo de vida das pessoas e suas maneiras de comunicação. Entretanto, o isolamento físico e intelectual não anulou a necessidade de investirmos com afinco em nossa rede de relacionamentos.
Relacionar-se com sua empresa, através dos sócios, de seus principais executivos e de seus meios de comunicação, pode lhe revelar uma visão mais ampla, bem como objetivos e planos futuros do negócio em que está inserido.
Estreitar a relação com seu líder imediato é um caminho que facilita a compreensão de seu papel dentro da organização, suas possibilidades de ascensão, além de ser a forma mais rápida de receber feedback (e você não deve ter medo disso!).
Aproximar-se de seus subordinados, dedicando-se às relações com a equipe, é sem dúvida a forma mais assertiva de diagnosticar necessidades das mais diversas naturezas, bem como de dar e receber feedback (e você também não pode ter medo disso!).
Relacionar-se com o mercado, seja participando de eventos diversos, ou encontros de confrarias, ou ainda lendo um jornal, estudando ou ensinando, é a maneira mais eficaz de manter-se atualizado, assim como de identificar oportunidades de negócios e lhe dar visibilidade.
Enfim, a empresa e as pessoas que não se relacionam, não aumentam suas conexões, e correm o risco de não evoluir profissionalmente e no negócio.
Agora, o fator crítico do Networking, é que ele é intransferível e depende exclusivamente da sua capacidade de comunicação.
Portanto, levante seu inventário atual de relacionamentos.
Identifique oportunidades de ampliá-lo ou aprofundá-lo.
Saia da toca… e relacione-se!
Por Flávia Iezzi P. Kurth
Diretora Executiva do Grupo Catho
Consultoria em Recursos Humanos
flaviak@grupocatho.com.br