A SCGÁS, companhia responsável pela distribuição do produto no estado, anuncia manutenção no preço da tarifa em 2013
A Diretoria Executiva da SCGÁS aprovou o orçamento da companhia para 2013 e decidiu realizar novos investimentos em rede de distribuição para interiorizar a oferta do produto e não reajustar tarifa de gás natural no exercício. A condição para a estabilidade da tarifa conta com manutenção da variação do câmbio do dólar até R$ 2,10 e que o preço do petróleo não sofra elevação desproporcional, fatores que influenciam o custo de aquisição do gás, insumo importado da Bolívia.
Com essa definição, cem mil consumidores catarinenses de diversos segmentos serão beneficiados, o que inclui mais de 220 indústrias que representam 60% do PIB estadual e encontram no gás natural diferencial competitivo para seus negócios. Para o presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, essa ação reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico do Estado. “Fazemos esse esforço porque entendemos que além de ser um energético seguro e que respeita o meio ambiente, o gás natural tem papel social e econômico significativos”, cita.
Além de manter o valor da tarifa, a diretoria definiu que fará investimentos apenas com recursos próprios. Os projetos de expansão da oferta do gás serão anunciados em janeiro, após a aprovação do orçamento pelo conselho de administração da SCGÁS.
Companhia e mercado superam desafios em 2012
O ano de 2012 foi de desafios para a SCGÁS e seus consumidores, em razão do elevado aumento do custo de aquisição do gás, que superou os 80%. Sem repassar esse reajuste à tarifa, em razão da não autorização da AGESC – Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina, a SCGÁS suspendeu política comercial que oferecia descontos às indústrias e reduziu custos por meio de um plano de contingenciamento que objetivou reequilibrar a companhia econômica e financeiramente.
Além disso, a empresa teve significativo êxito na aquisição de gás em leilões promovidos pela Petrobras, tendo o melhor resultado entre as distribuidoras nacionais. A SCGÁS comprou mais e mais barato. Em 2013, alinhada com a necessidade do mercado, a distribuidora desenhou seu orçamento priorizando seus clientes que buscam no gás natural a fonte para a competitividade de seus negócios. A decisão da companhia em congelar a tarifa atende também iniciativa estratégica do governo estadual e federal que pretendem conter os preços da energia no próximo ano.