A primeira reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Turismo será para a instalação de uma diretoria provisória, que preparará o processo de eleição da diretoria executiva, com presidente, vice-presidente e secretário executivo para o mandato de dois anos. A eleição do presidente e do vice-presidente ocorrerá em assembléia ordinária do Fórum, pelos votos dos vice-presidentes regionais, que por sua vez serão indicados pelas entidades associativas de turismo no Estado. As reuniões ordinárias do Fórum acontecerão duas vezes por ano, podendo haver convocações extraordinárias solicitadas por, pelo menos, 25% dos vice-presidentes regionais. A partir daí, o Fórum se estabelecerá como uma instância para se discutir e apresentar sugestões às políticas públicas e ações do Estado para o desenvolvimento do setor em Santa Catarina.
Na programação de abertura do Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, na sexta-feira, a palestra Tendências Mundiais, do presidente do World Travel & Tourism Council – WTTC – Jean Claude Baumgarten, deverá atrair também o público do Congresso Mundial de Turismo, que acontece no Costão do Santinho.
No segundo dia do Fórum, o ministro do Turismo Luiz Barreto falará do Plano Nacional de Turismo, abrindo a agenda do sábado, dia 16, às 9 horas. Ás 9:30, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel aborda o tema Santa Catarina e o Turismo. A promoção e comercialização do destino Santa Catarina no Brasil e no mercado internacional serão temas da palestra do presidente da Santur, Valdir Walendowksy, às 10 horas. Na sequência, o plano de marketing para o turismo catarinense será apresentado pela executiva Patrícia Sevilha, da Chias Marketing. A gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes de Liz apresentará o Plano Estadual de Turismo, Políticas e Programas para o setor. A programação do dia 16 prevê, ainda, a apresentação das entidades do trade turístico catarinense e do Conselho Estadual de Turismo.