Entidades contábeis formalizam pedido para prorrogar o início da Escrituração Fiscal Digital
As entidades contábeis catarinenses (CRCSC, Fecontesc e Sescons Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis) formalizaram, na segunda-feira passada (23), o pedido de prorrogação, de 1º de janeiro para 1º de julho, da entrada em vigor da escrituração dos livros fiscais em formato digital (EFD) para empresas tributadas pelo lucro presumido. Em ofício encaminhado à Secretaria da Fazenda, também foi solicitado que a adoção da escrituração digital seja feita de forma gradual, levando em conta o faturamento dessas empresas.
No documento, as entidades demonstram que, dos mais de 30 mil contribuintes atingidos, 15 mil ainda não instalaram os sistemas de controle interno necessários para operar no novo ambiente. Levando-se em conta o número de fornecedores de software, que atuam em Santa Catarina, seriam necessários 30 meses para atender a todas essas empresas.
As entidades contábeis também pedem que o valor das multas, por erro ou atraso no envio dos dados, seja reduzido, de forma a ser compatível com o porte do estabelecimento, e que sejam aplicadas – nessa fase de transição – apenas em empresas omissas.
Assessoria de imprensa CRCSC