Já é hora de começar a planejar as convenções de final de ano para que este seja um evento inesquecível e produtivo tanto para empresa quanto para os colaboradores
O capital humano já é considerado por muitos especialistas um dos mais importantes diferenciais de uma empresa. Colaboradores satisfeitos, motivados e integrados não só rendem mais, como são capazes de efetuar suas tarefas de maneira eficaz e elogiável. Pensando nisso, muitas organizações já começam a definir detalhes das esperadas convenções de final de ano. Mais que um momento de descontração, estes eventos festivos podem ser aproveitados para a realização de uma série de atividades organizacionais. Os resultados podem ajudar inclusive a nortear o planejamento da empresa para o ano novo que está chegando.
Para Carolina Linhares, consultora de Gestão de Pessoas, é possível aproveitar estes momentos descontraídos para reforçar a integração do grupo, fortalecer o relacionamento interpessoal e avaliar os resultados obtidos pela empresa ao longo do ano. “É uma maneira de incentivar os colaboradores, de reconhecer a dedicação deles à empresa. Momentos de descontração ajudam a motivar os funcionários e garantir satisfação pessoal e profissional”, explica.
Dúvidas recorrentes
Convidar apenas funcionários ou também as respectivas famílias? Promover um jantar ou uma festa temática? Incluir ou não brincadeiras organizacionais? Essas são apenas algumas das dúvidas que costumam permear a preparação do evento que encerra simbolicamente o ano. Para cuidar de todos os detalhes e adequar a convenção á realidade financeira e estrutural da empresa, existem empresas especializadas na organização deste tipo de evento. Após um estudo da área de atuação e da realidade da empresa, um grupo de profissionais se encarrega de cuidar de tudo, evitando que os diretores e empresário precisem se preocupar com a organização do evento.
A consultora Carolina Linhares explica que cada empresa tem um perfil e uma intenção diferente ao promover uma confraternização de final de ano. “Há empresas que querem apenas festejar e trocar presentes, por isso optam por convidar também as famílias para um jantar dançante, um final de semana em um hotel fazenda. Há também as que preferem levar apenas os colaboradores, aproveitando a ocasião para realizar dinâmicas de grupo e avaliações estratégicas”, explica. Segundo ela, outras atividades que podem ser realizadas durante as convenções são as palestras motivacionais, jogos de negócios, brincadeiras, jantares, brindes, dentre outras.