Planejamento financeiro
Amanhã, o instrutor Júlio Cézar da Silva dará curso com o tema "Planejamento financeiro empresarial" na Acif, em Florianópolis. O custo da inscrição é uma peça de roupa ou cobertor em bom estado. Telefone (48) 3224-3627.
(AN, Serviço, 15/07)
Ação social
A Acif oferece uma oportunidade de atualização e participação em uma ação social importante. Na próxima quarta-feira, o instrutor Júlio Cézar da Silva dará o curso Planejamento financeiro empresarial. A inscrição é a doação de uma peça de roupa ou cobertor em bom estado para a Campanha do Agasalho 2008 da entidade. Os participantes ainda concorrem a vagas para o curso Matemática financeira com HP 12c. Informações pelo e-mail chaiane@acif.org.br e através do telefone (48) 3224-3627.
(DC, Serviço, 12/07)
Coisa de cidadãos de direito
Iniciativa da OAB prestará serviços à população
Corte de cabelo, consulta oftalmológica, atendimento jurídico, tudo de graça para a população de Florianópolis. Os serviços são oferecidos pela ação OAB Cidadã, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil. Os atendimentos serão feitos hoje, das 9h às 15h, em Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina.
Entre os serviços prestados, na Escola Municipal Osmar Cunha, serão feitas emissões de carteira de identidade, CPF, verificação arterial e glicêmica, informações sobre saúde e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Dúvidas sobre contas de água e pagamento de IPTU também serão esclarecidas. Além disso, para os que procuram emprego, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) disponibilizará um banco de vagas e também de currículos para empresas associadas.
Durante o dia, a diversão será garantida com apresentações teatrais e recreação para as crianças.
Serviços prestados
– OAB Cidadã – Atendimento jurídico, trabalhista, criminal, Previdência Social e família
– Instituto Geral de Identificação de SC – Emissão da Carteira de Identidade
– Correios e Secretaria Municipal de Assistência – Emissão da primeira e segunda vias do CPF para pessoas com idades a partir de 16 anos
– Pró-Cidadão – Orientações de débito do IPTU, parcelamento e certidão negativa e processo de isenção de pagamento, demonstrativo de débitos e parcelamentos administrativos
– Consulta oftalmológica – Odilon de Nápoli (serão distribuídas 20 senhas de atendimento)
– Unidade Local de Saúde de Canasvieiras – Informações de saúde, verificação de pressão arterial e glicemia
– Projeto Sorrir Brasil – Higiene bucal e distribuição de kit para as crianças até 12 anos (atendimento das 9h às 13h)
– Fundação Açoriana para Controle da Aids – Orientação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis
– Escola de Cabeleireiros Maria Bueno – Corte de cabelo (com distribuição de senhas, das 9h às 13 h)
– Secretaria Municipal de Assistência Social – Informações dos direitos aos idosos e Bolsa Família
– Casan – Informações de ligação de água, parcelamento de débitos, emissão de segunda via da fatura e alteração do nome, data de vencimento e distribuição de copos de água aos participantes do evento
– Cidasc – Exposição de morcegos, distribuição de sementes de hortaliças e mudas de plantas e orientação e cuidado de pequenos animais
– Fundação Municipal de Esportes – Recreação para as crianças
– Apresentações Culturais – Projetos Escola Aberta e Cultura e Alegria, Grupo Teatral Kabuki e apresentação do Canil da Policia da Militar, às 10h
Serviço
Quando: Hoje, das 9h às 15h
Onde: Escola Básica Municipal Osmar Cunha (Rodovia Tertuliano Brito Xavier, nº 661, Canasvieiras, na Capital)
Quanto: gratuito
(DC, Geral, 12/07)
FUTURA AVENIDA DEIXA DÚVIDAS
"O Estreito não pode virar um dormitório". O Alerta em tom de desabafo foi feito pelo diretor da regional continental da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Jaime Ziliotto. Nos últimos meses, esta tem sido uma das principais preocupações dos comerciantes do Estreito, o bairro mais populoso do continente, com 70 mil habitantes. O motivo é a construção da Beira-mar Continental, obra já em execução, com custo de R$ 43 milhões, que pretende desafogar o trânsito.
"Obra sozinha mais prejudica que ajuda. O Estreito não pode virar um dormitório" Jaime Ziliotto
No entando, o temor de lojistas é que a nova via afaste ps consumidores do comercio local. O assunto será discutido hoje, durante um almoço de negócios, no restaurante Guaciara, com a presença do prefeito Dário Berger.
Berger deverá fazer a apresentação das obras executadas na região e ouvir os empresários sobre a preocupação quanto aos impactos que a Beira-mar Continental pode causar no entorno do Estreito. A principal conseqüência deve ser no comércio, já que os carros deixarão de circular pelas ruas internas do bairro, priorizando a nova avenida.
O Estreito possui hoje cerca de mil estabelecimentos comerciais, dos quais 300 estão cadastrados na Acif, e se consolidou como um ponto tradicional do setor na cidade. Para o diretor da entidade, a Beira-mar Continental deve beneficiar também o entorno da via. "A obra sozinha mais prejudica do que ajuda", reconhece. Com as mudanças no trânsito, como a alteração no sentido do tráfego da rua Fúlvio Aducci, a mais movimentada do bairro, os comerciantes estão receosos com a possível queda no movimento.
Calçadas no lugar de ruas mais largas
No encontro com o prefeito, os empresários pretendem pedir mais atenção ao comércio do bairro. "Não queremos ruas mais largas, mas sim mais calçadas, para revigorar a área e atrair as famílias. Caso contrário, o bairro pode virar uma tapera, abandonado", teme Ziliotto. A Beira-mar Continental terá extensão de 2,2 quilômetros. Segundo a Secretaria do Continente, o prazo para conclusão parcial das obras é setembro deste ano.
"Queremos sensibilizar o Executivo para que o comércio do bairro não seja prejudicado" Amauri Porsch
O proprietário da Cedro Móveis, Amauri Porsch, teme que o bom momento vivido pelas empresas do setor moveleiro do bairro seja abalado pela nova avenida. Segundo ele, 70% das pessoas que transitam hoje pela rua Fúlvio Aducci freqüentam as lojas locais, número que cairia em relação ao tráfego na Beira-mar Continental. "Queremos sensibilizar o Executivo para que o comércio do bairro não seja prejudicado, e que a via vire apenas uma passagem para São José e Biguaçu", afirma.
(Notícias do Dia, Cidades, 10/07)