Índice para negócios
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apurado pelo Instituto Técnico de Administração e Gerência (ITAG), da Esag/Udesc, ganhará mais projeção. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e a Esag firmam, hoje, convênio para a entidade fazer divulgação mensal do índice aos empresários. A assinatura, com a participação do presidente da Acif, Dilvo Tirloni, e do diretor da Esag, Rubens Araújo de Oliveira, será às 11h30min, no Hotel Bristol Castelmar, na Capital.
A Acif quer que esse levantamento inflacionário da Esag auxilie os empresários da Capital a tomar decisões.
(DC, Estela Benetti)
RBS é Empresa Cidadã de SC
Nomes dos vencedores foram divulgados ontem
A Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB SC – divulgou, ontem, os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã, que destaca projetos de responsabilidade social criados por empresas e organizações catarinenses ou desenvolvidas em Santa Catarina.
São 16 ações que foram implantadas nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural. Entre elas, o Pedágio pela Apae, desenvolvido em Blumenau pelo Grupo RBS.
No 10º ano de realização, o projeto arrecadou R$ 410 mil, que foram destinados às crianças, jovens e adultos atendidos pelas Apaes. Participaram 45 empresas, sendo que 16 ações foram selecionadas nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 23 de outubro, em Jaraguá do Sul, Norte do Estado. Toda a renda arrecadada durante a premiação, que está em sua 10ª edição, será revertida para o projeto Música para Todos.
Os ganhadores
– ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fpolis)
Case: Programa ACIF de reciclagem de óleo
– ARCELORMITTAL VEGA
Case: Programa de Educação Ambiental
– ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano)
Case: Turminha do Futuro
– BAESA
Case: Programa de Resgate e Preservação do Patrimônio
– CELULOSE IRANI
Case: Inventário de emissões e sumidores de gases de efeito estufa
– ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL
Case: Cidadania através da educação e cultura
– FLORIPA SHOPPING CENTER
Case: Shopping Ambiental: ações que respeitam a comunidade e a natureza
– GRUPO RBS (Jornal de Santa Catarina, RBS TV e Rádio Atlântida)
Case: Pedágio pela APAE
– LATIN SPORTS
Case: Ironman Social
– NORSUL
Case: Investindo no esporte, formando cidadãos
– POUSADA ILHA DO PAPAGAIO
Case: Recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
– RIC RECORD
Case: Dia de fazer a diferença RIC RECORD Santa Catarina
– SAMAE (Jaraguá do Sul)
Case: Programa de Educação e Valorização da Água
– SEBRAE
Case: Programa de Capacitação Empresarial a Distância – Faça e Aconteça
– UNISUL
Case: As plantas medicinais como alternativa à fumicultura
– WEG
Case: Centro de Treinamento WEG
(DC, Economia)
Capacitação imobiliária
A Acif, de Florianópolis, e a Marketto promovem o curso capacitação de agentes de locação imobiliária. O curso começa hoje e vai até dia 10 de outubro, com aulas nas quintas e sextas-feiras. Telefone (48) 3224-3627.
(AN, Serviço)
Acif e Esag assinam convênio
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apurado pelo Instituto Técnico de Administração e Gerência (ITAG), da Esag/Udesc, ganhará mais projeção. Isto porque amanhã, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e a Esag assinam convênio para a divulgação mensal do índice. O evento, com a participação do presidente da Acif, Dilvo Tirloni, e do diretor da Esag, Rubens Araújo de Oliveira, será às 11h30min, no Hotel Bristol Castelmar, na Capital.
O IPC do Itag é um índice de inflação que envolve 319 itens entre os quais alimentação, tarifas públicas, artigos de consumo, vestuário e serviços. Para Tirloni, o acompanhamento mais atento desse levantamento é importante para o setor privado de Florianópolis.
Esta é mais uma parceria que aproxima a Esag da Acif. Trata-se de uma evolução natural já que Tirloni foi aluno e professor no curso de Administração da instituição. (Blog Estela Benetti/DC)
(DC, Blog da Estela Benetti)
O último debate
Termina hoje a propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão. É a página final para os que postulam cadeiras nas câmaras municipais. Os candidatos a prefeito já encerraram as suas participações. Nas principais cidades de Santa Catarina, a chance última dos majoritários estará em horário nobre nas emissoras de televisão do Grupo RBS, que farão o último debate.
Em princípio, até pela rigidez da lei eleitoral, que obriga a presença dos representantes de todos os partidos com bancadas na Câmara Federal, com algumas limitações. E, pelo relativo engessamento, com espaço restrito para a geração de um fato político impactante, capaz de alterar de forma radical as posições da corrida eleitoral.
Ainda assim, o último debate ganhou, este ano, uma relevância maior do que em pleitos anteriores. A audiência televisiva registrou melhores índices de audiência pelas restrições impostas aos comitês e partidos em relação à própria propaganda. Sem placas em áreas públicas, sem showmícios, sem concentrações populares e as despesas mais controladas, as atenções do eleitorado voltaram-se para a TV. E isto ficou visível nas principais cidades catarinenses, com o crescimento de quase todos os prefeitos que disputam a reeleição. Tendo espaço na TV, eles mostraram obras e serviços, puderam se defender das críticas dos adversários e venderam as suas administrações.
Os participantes estarão atentos, por isso mesmo, a eventuais cascas de banana de adversários e às respostas que derem durante o programa. Qualquer falha pode ser fatal. Eles terão um contingente significativo de eleitores na platéia virtual, o que acaba se configurando a derradeira oportunidade de consolidação da marca da campanha, da espinha dorsal dos planos de governo.
• Indecisos
O último debate costuma ser, também, um parâmetro importante para os eleitores indecisos. Um contingente que fica na espreita, observando, avaliando o desempenho dos candidatos, já com alguma tendência encaminhada. Cada cidadão que não decidiu o voto tem, neste momento, um motivo diferente para fazer esta ou aquela opção. Uns, com o propósito de liquidar a eleição já no próximo domingo, nos três municípios onde pode haver dois turnos. Outros, ao contrário, nestes colégios com mais de 200 mil habitantes, votando e torcendo para jogar a disputa final ao segundo turno.
Nas cidades com eleição de turno único, o último debate pode indicar a proposta, a falha ou a resposta inteligente de um candidato, que acaba levando o voto do indeciso. Ou, o que costuma ser muito comum, provocar migrações surpreendentes. O município de Criciúma tem sido, neste particular, o melhor exemplo das eleições municipais em Santa Catarina. O resultado final costuma ser muito diferente do cenário no início da campanha. Lá estarei hoje, mediando o último debate, pela RBS TV Criciúma. Quando o eleitor percebe que seu candidato preferencial não tem chance, pode buscar uma opção do mesmo campo ideológico ou migrar o voto em função de outros interesses políticos. As perspectivas de coligações nas eleições de 2010 em Santa Catarina também poderão estimular transferências surpreendentes.
Por tudo isso, o último debate costuma causar muita tensão entre os candidatos, fixados no fiel cumprimento da estratégia política montada por seus assessores e preocupados em não cair em nenhuma armadilha.
(Moacir Pereira)
Investidor europeu para imóveis
Para internacionalizar o mercado imobiliário catarinense com o conceito de segunda residência para investidores europeus, o governador Luiz Henrique vai liderar missão com a participação de empresários ao Barcelona Meeting Point (BMP), maior evento imobiliário da Europa. Na edição passada, o BMP gerou 5 bilhões de euros em negócios, informou Paulo Sampaio, diretor da Promevi, empresa de SP que representa os organizadores da feira no Brasil.
Em encontro com empresários, ontem, o secretário de Articulação, Vinícius Lummertz, disse que o foco são turistas de alta renda, e convidou empresários para expor seus projetos no BMP.
(Estela Benetti)
Turismo sustentável, por Jeanine Pires*
Este ano, o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, teve como tema o enfrentamento das mudanças climáticas. Esta preocupação tem estado presente na elaboração das políticas do setor em todo o mundo, e também no Brasil.
Quando, em 2007, a Organização Mundial do Turismo lançou o desafio da diminuição das emissões de carbono para o setor, a decisão veio acompanhada de recomendação expressa de que os países em desenvolvimento não fossem discriminados com a criação de quaisquer obstáculos ao seu desenvolvimento, em particular aqueles que estão a longa distância dos grandes mercados emissores. Esta ressalva foi muito importante para colocar a discussão no rumo certo e impedir que, em nome da preservação, países como o Brasil sofressem restrição de acesso. A forma de manter os benefícios do turismo e minorar sua contribuição para as mudanças climáticas é essencialmente o uso responsável dos recursos naturais, além de fazer da atividade um fator de estímulo ao desenvolvimento local e da preservação da cultura das comunidades.
Este tema é muito importante para SC – Estado em que a natureza encanta e atrai turistas do mundo inteiro para viver aqui as experiências proporcionadas por paisagens e biomas diversos. Nosso grande atrativo tem que ser preservado. Nossa diversidade, grande estrela da campanha de publicidade que a Embratur lançou este mês em 12 países, tem que ser tratada com cuidado.
Como o turismo é atividade que envolve mais de 50 setores, um diálogo constante entre iniciativas pública e privada, planos diretores e de geração de energia renovável têm que estar no foco do nosso setor.
* Presidente da Embratur
(Artigo DC)