Inflação
Acif e Itag medem preços
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e o Instituto Técnico de Administração e Gerência (Itag), vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado (Udesc), assinam nesta quinta-feira, às 11h30, convênio para divulgação mensal da inflação da Capital. Na mesma ocasião será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do mês de setembro.
(Nótícias do Dia, Economia)
Mudanças, por Luiz Carlos Furtado Neves*
Não é de hoje que fatores externos influenciam diretamente o desenvolvimento das empresas. Questões internas conseguimos corrigir e aperfeiçoar com capacitação e conhecimento, mas influências externas, como a instabilidade do câmbio, tributos e leis trabalhistas, superam a nossa capacidade de resolução e passam a ser problemas comuns a todo o meio empresarial, e também dos cidadãos. Temos que lutar diariamente pela competitividade das nossas empresas. E é através da união da classe empresarial que vamos conseguir que elas tenham espaço e sucesso, pois com a globalização ficou muito mais difícil se estabelecer. Este é um ano propício para lutarmos por mudanças. Temos eleições para as prefeituras municipais e câmaras de vereadores e podemos fazer deste um momento de transformação. Essa é a oportunidade de sermos ouvidos, e de termos verdadeiros representantes no poder público.
A Reforma Tributária é um tema que está em discussão, mas não teremos ainda a tão sonhada e justa carga tributária. Temos que acompanhar as ações referentes ao projeto do governo federal para que elas não impeçam o nosso crescimento. Não podemos arcar com mais nenhuma ação impensada nesta área. Também temos uma proposta de Reforma Tributária oriunda do próprio empresariado. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) criaram uma proposta diferenciada, que tem várias ações que podem auxiliar o governo na concepção do que pode ser o ideal. Durante o mês de outubro, a Facisc apresentará esta proposta para empresários de todo o Estado nas suas reuniões regionais. A intenção é que o empresariado catarinense tenha uma idéia única e lute pela mesma causa.
(DC, Artigos)
Solução 1
Por conta das operações da Polícia Federal que levaram à prisão empresários da Grande Florianópolis a ACIF sugeriu que organismos do setor como Ibama, Fatma, Floram, além do Ministério Público Federal e Estadual, Polícias Ambientais e Prefeituras se reunissem para encontrar uma solução administrativa visando proteger os projetos de investimento para a região enfrentando o que vem sendo classificado como "insegurança jurídica" até porque segundo a ACIF "abateu sobre todo o segmento empresarial o sentimento do medo."
Solução 2
Na noite de ontem abrimos no Conexão News – Record News às 20 horas – um debate onde a Fatma e o Ibama esclareceram sobre o conflito de autoridade. Vai evoluir durante a semana. Hoje estarão conosco entidades que representam o empresariado – Sinduscom e ACIF – e na quinta-feira estamos convidado a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.
(Notícias do Dia, Paulo Alceu)