Seguindo o exemplo dos lojistas da Rua Vidal Ramos, que conseguiram a revitalização do local depois de uma Parceria Público-Privada entre a ACIF, Instituto de Planejamento Urbano (IPU F) e Prefeitura Municipal, os comerciantes das ruas Francisco Tolentino e Conselheiro Mafra também estão engajados em ação semelhante para melhorar a infraestrutura e atrair novamente os consumidores para essas ruas do centro histórico de Florianópolis.
Mais uma vez, a ACIF é a parceira inicial para a empreitada. Por meio do Programa Empreender da entidade, os comerciantes formaram, em agosto de 2011, a Câmara de Lojistas das Ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino. Nesses cinco meses, os 21 estabelecimentos que hoje integram a Câmara de Lojistas, já realizaram várias ações junto ao Poder Público, aos outros comerciantes e à comunidade. Entre as principais ações estão reuniões com a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar para aumentar a segurança na região, incluindo a solicitação de instalação de câmeras de monitoramento; encontros com a Comcap para melhorar a coleta de lixo e a limpeza das ruas, além de orientações aos lojistas sobre como descartar materiais; e com a Secretaria de Assistência Social para tentar resolver o problema dos moradores de rua que vivem por ali. Já para apresentar a Câmara aos demais comerciantes, foram feitas visitas a estabelecimentos da região. Em março, será criado um informativo mensal para ser distribuído aos lojistas com as atividades realizadas pela Câmara.
“O objetivo das reuniões é, além de começar a resolver alguns dos nossos principais problemas, estreitar os laços com todos que fazem parte deste ciclo, para que tenhamos apoio também em futuros projetos”, destaca Francisco Luiz De Nez, coordenador da Câmara. Este ano, mais ações estão programadas. “Vamos buscar recursos e parcerias para a revitalização das ruas, assim como aconteceu na Vidal Ramos”, afirma o coordenador. Mas segundo ele, enquanto as obras não começam, algumas ideias para movimentar o comércio serão colocadas em prática.“Teremos mais eventos abertos ao público, como o de abertura da Primavera com atividades culturais e serviços gratuitos, para promover o comércio da região, e vamos começar uma divulgação mais forte da rede hoteleira que fica em nosso entorno com o objetivo de trazer turistas pra cá”, completa.