A Assembleia Legislativa promoveu uma sessão solene para homenagear o legado de Carl Hoepcke. A tradicional fábrica de bordados fundada por ele completou um século de história. O evento teve a participação de dezenas de pessoas – empresários, funcionários das empresas do grupo, jornalistas, políticos, representantes de entidades empresariais e associativas – e foi justa e merecida homenagem a uma “marca” que é exemplo de empreendedorismo e representa há décadas papel muito importante no desenvolvimento da Grande Florianópolis e de Santa Catarina.
Carl Hoepcke atuou em áreas tão distintas quanto o comércio, a indústria de tecidos e o transporte marítimo. Ajudou assim a desenvolver segmentos que foram e ainda são – ou deveriam ser, como é o caso da navegação de cabotagem – bases de sustentação do desenvolvimento regional. Ainda mais importante: pelo exemplo de competência, pelo respeito àqueles que trabalhavam em suas empresas, pelo amor a Florianópolis e pela dedicação à comunidade, o empresário tornou-se ele próprio um modelo a ser seguido por aqueles que empreendem. Teve ainda atuação marcante no campo social, colaborando com iniciativas culturais, esportivas e educacionais.
Não foi diferente no associativismo. Ao lado de André Wendhausen, Francisco Pereira Oliveira Filho, Emílio Blum e Paschoal Simone, havia um representante da Carl Hoepck S/A, Lauro Linhares, no grupo dos criadores da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Ao mesmo tempo em que reconhecia a importância da união do setor produtivo em busca de soluções para problemas que impedem ou dificultam o desenvolvimento, dessa forma o empresário fortalecia com seu aval a nascente entidade. Também por isto, empresta seu nome para uma das mais altas distinções conferidas pela Associação Comercial, a Medalha Carl Hoepcke, entregue a empresas e personalidades que se destacaram por sua capacidade empresarial assim como Hoepcke.
A obra de Carl Hoepcke permanece em suas empresas, que perduram comandadas pelos seus descentes e ensinam que a seriedade e o trabalho duro são fundamentais para a construção de um grupo sustentável. Ainda hoje, passados quase 80 anos desde sua morte, a marca Hoepcke está presente em segmentos como a indústria têxtil, a construção civil e a comunicação. As lições deixadas pelo imigrante alemão são fundamentais e devem ser exercitadas no dia a dia.
A sessão na Assembleia foi um evento específico para marcar uma efeméride. O que foi ali lembrado deve ser estudado, valorizado e, principalmente, praticado por todos nós: valores como a ética, o empreendedorismo, seriedade e muito trabalho.
Sander DeMira
Presidente da ACIF