Para muitos, a aposentadoria significa o fim de compromissos com horário e tempo livre para atividades prazerosas. Mas, para outros, encerrar a carreira profissional é sinônimo de orçamento apertado no final do mês. Segundo Luciano Pinheiro, diretor de Assuntos Mercadológicos da ACIF, “aproveitar a liberdade que a aposentadoria pode proporcionar depende de uma série de medidas que devem ser tomadas ao longo da vida economicamente ativa. Ou seja, economizando e fazendo escolhas inteligentes de investimentos para melhorar a renda mensal é que se obtém uma aposentadoria sem sustos financeiros”, explica.
Por isso, com o objetivo de proporcionar uma aposentadoria tranqüila para associados e seus colaboradores, a ACIF lançou, em parceria com a entidade Sul Previdência, o plano de previdência ACIFPrev. O plano da ACIF, disponível desde outubro deste ano, está dividido em duas modalidades de investimento: o PlenoPrev/ACIF, para pessoas físicas (associados ACIF), e MicroPrev, para empresas que querem oferecer um futuro seguro aos seus colaboradores. “Os planos da ACIF não tem as altas taxas administrativas do mercado, não tem as restrições da previdência aberta e tem as mesmas vantagens fiscais dos produtos bancários”, destaca o diretor Luciano Pinheiro.
No PlenoPrev/ACIF a adesão é individual. Nesta modalidade, o participante é quem decide quanto quer investir mensalmente. E é o valor investido, relacionado ao tempo de contribuição, que vai determinar o valor da aposentadoria. A empresária Carla Pinheiro, da Stock & Info, aderiu ao Pleno Prev. “Escolhi esse plano porque o futuro a gente não espera acontecer. Precisa planejar com cuidado e pensar em quem a gente ama. Dessa forma, além de contribuir com a minha reserva de aposentadoria, também deixo minha família amparada no caso de algum acidente, e ainda conto com vários outros benefícios”, explica a empresária, que diz sentir-se mais tranqüila agora com um plano de previdência.
Já o MicroPrev é um plano patrocinado, em que a empresa e o empregado contribuem conjuntamente para uma conta individual que, no futuro, vai gerar a aposentadoria. A vantagem é que a empresa pode definir o valor da sua contribuição, tornando o plano flexível para caber no orçamento de empresas de qualquer tamanho. O empresário Alexandre Osanai, proprietário do Osanai Restaurante, vai oferecer o plano para os 22 funcionários da sua empresa. Segundo o empresário, é uma forma de valorizar o trabalho dos colaboradores. “A intenção é incrementar a qualidade de vida deles, gerando tranqüilidade e, por conseqüência, mais produtividade no trabalho”, comenta.
Assim como no PlenoPrev, o valor do benefício é calculado com base no tempo de contribuição e no valor das parcelas mensais. Tanto o PlenoPrev quanto o MicroPrev oferecem cobertura de aposentadoria programada, aposentadoria por invalidez, pensão por morte de participante ativo ou assistido.