Entidade irá disponibilizar 63 mil reais para desenvolver iniciativas de educação, arte e cultura, empreendedorismo e geração de emprego e renda, que beneficiem a cidade e seus moradores
Seis novas iniciativas irão receber auxílio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para desenvolverem suas ações. Por meio da quarta edição do Programa de Apoio a Projetos (PAP 4), criado para fortalecer a relação entre a comunidade e a Associação, a entidade vai destinar 63 mil reais para o Grupo Nação Hip Hop de Santa Catarina, Associação Cultural do Sul da Ilha, Fundação de Arte e Tecnologia, Associação Um Litro de Luz Brasil, Fundação Certi e Grupo Integrado de Obras Sociais. Os projetos são das áreas de educação, arte e cultura, empreendedorismo e geração de emprego e renda irão beneficiar a cidade e as comunidades da Capital.
”Este edital foi bastante concorrido, com uma quantidade expressiva de ótimos projetos inscritos. Tanto que desta vez escolhemos seis, o maior número de beneficiados pelo PAP em uma só edição”, explica a diretora de Assuntos Sociais da ACIF, Patrícia Moschen, que diz ainda que “o Programa possibilita o fortalecimento da relação da entidade com as comunidades”. O presidente da ACIF, Sander DeMira, completa “O PAP é uma forma de a Associação investir em boas ideias que vão favorecer diretamente os moradores de Florianópolis, de uma forma rápida e sem as enormes burocracias de outros programas de investimento em projetos”, destaca.
A partir de agora, os projetos já recebem uma parcela do auxílio financeiro para iniciar as atividades, que devem ser totalmente finalizadas até 31 de julho de 2015. O restante do valor será disponibilizado após a prestação de contas. A ACIF irá acompanhar a execução dos projetos selecionados.
No total, foram analisados 59 projetos neste quarto edital. Somadas as três primeiras edições, são 170 inscrições e 13 projetos selecionados. As iniciativas não selecionadas entre todas as edições estão armazenadas no banco de dados no site do Programa – www.acif.org.br/projetos/pap, e podem ser visualizadas por possíveis investidores.
Sobre os projetos do PAP 4
Grupo Nação Hip Hop do Estado de Santa Catarina (Nação Brasil)
Projeto – 2º Prêmio Catarinense de moda inclusiva – O objetivo principal do Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva é promover, na sociedade catarinense o surgimento de novos profissionais no mercado da moda e, ao mesmo tempo, desenvolver ações e debates sobre moda diferenciada, incentivando e estimulando estudantes de moda e design, residentes no estado de Santa Catarina, a criar soluções que facilitem o cotidiano das pessoas com deficiência.
Associação Cultural Sul da Ilha
Projeto – A escola vai ao Circo da Dona Bilica – Valorizar e resgatar a cultura de nosso povo, tendo como principal característica as tradições açorianas, trazidas dos antepassados, primeiros colonizadores do litoral catarinense e em especial da região do entorno da capital catarinense, utilizando uma figura simbólica desta temática, a personagem Dona Bilica.
Fundação da Arte e Tecnologia (Fundartec)
Projeto – Cacos Raros Para Cascaes: homenagem de Valdir Agostinho para Franklin Cascaes – Promover a arte e a cultura de Florianópolis e fomentar ações de educação ambiental, através da arte de Valdir Agostinho em homenagem a Franklin Cascaes, construindo um presépio alusivo ao Natal de 2014, por meio da reutilização de materiais provenientes da garimpagem e higienização do lixo retirado da Lagoa da Conceição e outras praias da Ilha de Santa Catarina.
Associação Um Litro de Luz Brasil
Projeto – Iluminando Vidas – O objetivo do projeto é atender casas, creches, centros comunitários e outras edificações em comunidades carentes com acesso limitado a luz elétrica e recursos escassos para pagamentos.
Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi)
Projeto – Rumo à Terra Sustentável – O projeto pretende sensibilizar e mobilizar aproximadamente 1020 jovens das Escolas Públicas Municipais do Norte da Ilha de Florianópolis, para as oportunidades de desenvolvimento sustentável do Estado, assim como, aproximá-los do universo da tecnologia de uma forma divertida e envolvente, por meio de uma experiência em forma de jogo.
Grupo Integrado Obras Sociais (Gios)
Projeto – Capacitação em ecomoda para geração de trabalho e renda – Promover capacitação e geração de renda para mulheres de baixa renda valorizando a cultura e o artesanato local através das técnicas renda de bilro e crochê, aplicando-as em peças de vestuário em uma proposta de ecomoda, em parceria com o Programa de extensão Ecomoda da Udesc que certificará os cursos oferecidos.