Evento para conscientizar a população sobre a carga tributária será realizado no dia 26 de maio no centro de Florianópolis.
Diante desta pesada realidade, 16 entidades empresariais de Santa Catarina, entre elas Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), participam, no dia 26 de maio, da 2ª edição do Bolo Tributário promovido pelo Sescon Grande Florianópolis. A intenção da ação é conscientizar o cidadão da quantidade de impostos pagos todos os dias e qual o destino que deveria ter o montante arrecadado – a arrecadação de impostos e contribuições federais em fevereiro deste ano ficou em R$ 83,137 bilhões, resultado recorde para o mês. Corrigida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a alta é de 3,44% ante fevereiro de 2013.
Para Denissandro Perera, diretor de Assuntos Tributários da ACIF, é importante mostrar a população o tamanho da carga tributária que incide nos produtos adquiridos, nos serviços prestados em geral e em tudo o que se consome no Brasil. “É uma iniciativa muito importante que ajuda as pessoas a entenderem melhor o Custo Brasil. O Bolo Tributário integra todas as entidades para um objetivo comum e também conscientiza a população das contrapartidas que deveriam vir dos governos”, afirma.
Segundo Guilherme Sarkis, coordenador da ACIF Jovem, “assim como o Feirão do Imposto organizado núcleo de jovens da ACIF e de outras associações do estado, esta ação interage com a população e desperta o conhecimento e a indignação sobre o destino dos impostos pagos”, explica Sarkis. No evento, a ACIF Jovem vai arrecadar assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE), que prevê, dentre outros pontos, a diminuição da carga tributária, simplificação da estrutura fiscal e melhora da gestão dos recursos públicos.
A 2ª edição do Bolo Tributário acontecerá das 11 às 14h, no Largo da Catedral de Florianópolis, no centro da cidade. No evento, serão distribuídas fatias de bolo, que vão representar a arrecadação do governo em impostos. Neste ano, em parceria com uma rede de hipermercados, serão distribuídos mais de 300 quilos de bolo para o público.
O evento acontece um dia depois em que é comemorado o Dia Nacional do Contribuinte, que neste ano cairá num domingo.