A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) presta homenagens a empresas e personalidades de destaque de Santa Catarina, com a entrega das medalhas Carl Hoepcke, Emílio Blum e Ordem do Mérito Empresarial, nesta sexta-feira (dia 28), no Lira Tênis Clube, às 20h30. O evento também será uma ação de solidariedade, pois a entidade está solicitando aos participantes alimentos não-perecíveis e roupas, que serão entregues à Defesa Civil para ajudar os desabrigados pelas enchentes.
Durante o evento, o ex-governador Colombo Machado Salles receberá a distinção Ordem do Mérito Empresarial, enquanto que a Medalha Carl Hoepcke, de destaque empresarial, será entregue para a RIC/Record e ao Hippo Supermercados. Já o iatista Bruno Fontes e o cirurgião cardíaco Frederico Di Giovanni serão agraciados com a Emílio Blum, por suas atividades nas áreas esportiva e médica (veja box abaixo). “O ano de 2008 trouxe muitos resultados produtivos, que queremos dividir com associados e amigos”, afirma o presidente da ACIF, Dilvo Tirloni.
Com 93 anos de atuação, a ACIF reúne atualmente 1.750 associados da Grande Florianópolis, que são responsáveis por cerca de 50 mil empregos diretos. Em 2008, a Associação desenvolveu importantes ações no contexto sócio-econômico e político. Em junho, foi realizado o 1º Circuito Catarinense Viver Melhor, uma feira voltada às boas práticas ambientais e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No mês seguinte, houve o lançamento da proposta de reforma tributária, que agora em novembro foi aprovada como proposição oficial da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc). O PMF 2012, documento de 300 páginas que propõe uma nova estrutura administrativa para a cidade, com o objetivo de tornar a gestão municipal mais eficiente, foi apresentado em agosto. Para discutir essas propostas, a ACIF realizou, entre agosto e outubro, o Encontro com os Candidatos, no primeiro e no segundo turno das eleições da Capital.
Em setembro, ACIF Jovem promoveu, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, o Feirão do Imposto, como forma de chamar a atenção para a alta carga tributária brasileira. No mesmo mês, a Associação passou a divulgar o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Instituto Técnico de Administração e Gerência (Itag), como forma de subsidiar o setor produtivo com dados locais. Agora em novembro, a entidade se envolveu em dois importantes eventos: o Congresso Empresarial Catarinense, entre os dias 12 e 14 de novembro e que teve a participação de mais de mil congressistas, 49 expositores e 5 mil visitantes, em uma parceria com a Facisc, e o Festival Gastronômico de Coqueiros, que ocorre no próximo domingo, dia 7 de dezembro.
Serviço
O quê: Homenagens a personalidades e empresas, promovida pela ACIF
Quando: 28 de novembro, às 20h30
Onde: Lira Tênis Clube, Centro
Os premiados
Ordem do Mérito Empresarial
Colombo Machado Salles – Nascido em Laguna, em 1926, governou Santa Catarina entre 1971 e 1975. Antes, porém, exerceu cargos técnicos e administrativos. Com formação superior em engenharia, foi secretário no governo do Distrito Federal na década de 1960 e diretor geral do extinto Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. Professor honorário da Universidade Federal de Santa Catarina, tem várias condecorações nacionais e internacionais.
Medalha Carl Hoepcke
Hippo Supermercados – Foi o primeiro supermercado de Florianópolis a distribuir sacolas retornáveis para seus clientes. Porém, analisando o hábito de compras de seus clientes, avaliou que elas estavam sendo utilizadas apenas nas primeiras passagens de check-out dos supermercados, depois eram esquecidas devido à falta de praticidade. Desenvolveu, então, sacolas-chaveiros e já atingiu a marca de 2 mil unidades distribuídas. Inspiradas no modelo alemão são feitas de nylon, material maleável e resistente. Fechadas, têm um tamanho um pouco maior que o tamanho de um cartão de crédito e, quando abertas, possuem capacidade para comportar até dez quilos.
RIC/Record – Com o slogan “A caminho da liderança em Santa Catarina”, a Rede Independência de Comunicação, da família Petrelli e com atuação no Paraná e em Santa Catarina, refez a estratégia de negócios. Deixou de lado o sinal do SBT (antiga Rede SC) e passou a transmitir a Record e a Record News com programação própria. A RIC TV Santa Catarina oferece mais de 300 horas de programação regional, produzida com uma equipe de 400 profissionais. A RIC ainda conta com um núcleo jornalístico em Brasília, que realiza a cobertura dos principais acontecimentos políticos de interesse do Paraná e de Santa Catarina.
Medalha Emílio Blum
Bruno Fontes – Santa Catarina tem revelado grandes talentos na vela brasileira e Bruno é um deles: em 20 anos, conquistou mais de 600 premiações e medalhas, entre elas, o bi-campeonato brasileiro 2006/2008 e o campeonato sul-americano em 2008. Iniciou na classe Optimist aos oito anos, em 1988 e, com 15 anos, após atingir o limite máximo nesta classe, começou a adquirir experiência em outras como Snipe, Pinguim e Laser. Com garra e determinação, treina diariamente. Em 2005, formou-se engenheiro sanitarista e ambiental na UFSC e, neste ano, participou dos Jogos Olímpicos com a equipe brasileira, ocupando o 27º lugar.
Dr.Frederico Di Giovanni – Na madrugada do dia 30 de abril de 2008 foi realizado, no Hospital de Caridade, o primeiro transplante do coração de Florianópolis, uma cirurgia de alta complexidade. Até então, somente o Hospital Santa Isabel, de Blumenau, e o Instituto de Cardiologia de São José haviam realizado o procedimento no Estado. O cirurgião cardíaco Dr. Frederico Di Giovanni coordenou, com Dr. Éverton Luz Varella, a cirurgia da diarista Maria de Lurdes Schmitz da Luz de 52 anos, que sofria de problemas cardíacos desde que enfartou, em fevereiro de 2006.