A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) vai participar das reuniões semanais do prefeito Cesar Souza Jr com o colegiado – secretários e auxiliares próximos. Nos encontros, que ocorrem às segundas-feiras pela manhã, são encaminhados projetos de interesse da cidade. A ACIF é a primeira entidade a contar com assento fixo neste importante fórum.
“A ACIF reúne mais de 3 mil empresas que geram dezenas de milhares de empregos e tem legitimidade para representar o setor produtivo da cidade na discussão de assuntos importantes para a capital”, diz o presidente da entidade, Sander DeMira. “O estabelecimento de um novo canal de relacionamento e comunicação entre o poder público e o setor privado por certo será benéfico para ambos. É preciso enaltecer o ineditismo de Florianópolis nesta iniciativa que fortalece a relação com a sociedade civil organizada”, completa.
Entre os temas que aproximam Prefeitura e ACIF estão a necessidade de estímulo ao turismo, a geração de emprego e renda e projetos de sustentabilidade. Já no primeiro encontro, realizado na última semana, a regulamentação do trabalho dos ambulantes foi pauta em comum. A Associação vai contribuir incentivando a formalização do trabalho dos microempreendedores que atuam pela cidade.
Segundo DeMira, a ACIF vai buscar colaborar com o trabalho da Prefeitura. Mas não haverá um alinhamento automático a tudo o que for proposto pelo Executivo. “Por certo haverá divergências e elas também serão tratadas nesse foro de discussão. Nosso propósito será sempre contribuir para que sejam concretizadas ações positivas para a cidade”. Nas últimas semanas, por exemplo, a ACIF defendeu uma alternativa ao projeto de lei de regulamentação da mídia exterior proposto pelo Executivo.