No ultimo mês de novembro, a ACIF chegou à marca de 3 mil associados. A ousada meta – em pouco mais de dois anos, a entidade ganhou metade do número de associados que havia conquistado em mais de nove décadas foi estipulada pelo presidente Doreni Caramori Júnior, em seu discurso de posse do primeiro mandato, em 2009.“A meta do associativismo é gerar benefícios comuns e superar dificuldades por meio da união de pessoas, empresas ou instituições. E a ACIF, com um número cada vez maior de associados, se fortalece ainda mais, consolidando-se como uma das mais representativas entidades do Estado, com voz ativa na discussão de propostas que atendam aos interesses dos empresários e também da cidade”, afirma o presidente da entidade. Hoje a ACIF é a maior associação empresarial do sistema da Facisc.
A conquista é resultado de uma estratégia comercial alicerçada na oferta de produtos e serviços que garantem maiores benefícios e competitividade às empresas associadas, além de ações que tem aproximado a entidade da comunidade. Em relação aos produtos e serviços para associados, a ACIF tem atuação destacada. Além da oferta sistemática de treinamentos, há também projetos como o Bússola Empresarial (consultoria financeira e de gestão, gratuita e com hora marcada, nas Regionais), o cartão Útil Card e o cartão Alimentação/Refeição (sistema de descontos e vantagens em estabelecimentos comerciais), convênios médicos e odontológicos, serviços relacionados ao crédito (consultas ao Serasa), o plano de previdência, entre outros. Já entre os serviços e projetos de interesse público estão o Banco de Talentos (para cadastro de currículos e oportunidades de emprego), o ReÓleo e o Reciclatec (preservação e educação ambiental), o Pace, os prêmios de jornalismo e para mulheres empreendedoras, que estão em sua segunda edição, além da participação direta da entidade na discussão de temas relevantes para a cidade e também para o País, com reuniões junto ao Poder Público e outras lideranças.
A ACIF ainda conta com cinco unidades regionais (Continental, Ingleses, Canasvieiras, Lagoa da Conceição e Sul) descentralizando as ações e levando os benefícios para perto dos empresários de outros bairros, além da região central; e 20 núcleos setoriais, que representam e incentivam o crescimento de diferentes segmentos. Para o presidente, “é à disposição de cada empresário que dedica seu tempo ao associativismo que nos entusiasma, cada vez mais, a seguir em frente e continuar lutando pelas causas do setor produtivo e de Florianópolis. O momento é de celebrar a união e enaltecer a todos, associados, colaboradores e voluntários, que fazem da ACIF uma das grandes forças do associativismo catarinense”, ressalta Doreni Caramori Júnior.