Encontro, que faz parte do projeto de expansão do Programa Empreender, reúne representantes da Bolívia, Colômbia e Equador e marca a entrada do Brasil em rede internacional de entidades, a Red de Cámaras. O evento acontece nesta segunda-feira (23), às 16h, na sede da ACIF.
O modelo bem sucedido dos 18 núcleos e câmaras setoriais da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), como o que integra os lojistas da Rua Vidal Ramos, os das farmácias magistrais da Capital e os donos de restaurantes do bairro Coqueiros, será apresentado nesta segunda-feira (23) a representantes de câmaras empresariais da Bolívia (Cainco – Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz), Colômbia (Confecámaras) e Equador. O encontro, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), faz parte do projeto de expansão do Programa Empreender, uma parceria com o Sebrae que oferece a metodologia para a criação e organização de núcleos setoriais. O evento acontece na sede da ACIF, no centro, às 16h.
“Os núcleos setoriais de Santa Catarina, especialmente os de Florianópolis, sempre apresentam resultados positivos aos empresários participantes. Muitos já têm experiência de quase 20 anos, tornando-se uma referência para todo o país”, diz Luiz Carlos Furtado Neves, vice-presidente da CACB. Ferramenta para fortalecimento de micro e pequenas empresas, os núcleos setoriais reúnem empresários de um mesmo ramo de atividade com a finalidade de trocar experiências e buscar de soluções para problemas comuns. Na ACIF, alguns exemplos chamam a atenção. “Temos modelos de excelência mesmo, que impulsionam todo um setor”, ressalta o coordenador do Conselho dos Núcleos da ACIF, Marcelo Bohrer de Almeida. Um deles é o da Câmara de Lojistas da Rua Vidal Ramos, que por meio da integração proposta pela Associação com base no Empreender, conseguiu revitalizar sua área de comércio. “Hoje, esse exemplo é seguido por lojistas de outras regiões do centro da cidade. Inclusive já há um novo núcleo com o mesmo perfil, a Câmara de Lojistas das Ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino”, afirma o coordenador.
De acordo com o presidente da entidade catarinense, Doreni Caramori Júnior, “o encontro, além de difundir o importante trabalho dos núcleos, também irá complementar o processo de internacionalização da ACIF, já iniciado junto a câmaras norte-americanas e alemãs”, diz.
Durante o encontro, a CACB também assina o termo de adesão à Red de Cámaras, uma rede internacional de entidades empresariais fomentada pela Cainco da Bolívia, que tem como objetivo promover o intercâmbio de projetos, ações e negócios entre empresas da América Latina. Já integram a rede o Equador, o Peru e a Colômbia. “A proposta é de interação e cooperação com entidades que têm uma similaridade com a Confederação. A parceria visa, entre outras ações comerciais, a capacitação de micro e pequenos empresários, principalmente os das cidades de fronteira, que tem relacionamento direto com os brasileiros”, explica Neves.
Em março, a CACB renovou um outro convênio, este com o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), câmara de comércio alemã. Com a parceria, as duas entidades estenderão o trabalho de capacitação e desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e difusão do programa Empreender para países da África, Ásia e América.
Núcleos Setoriais da ACIF
Desde outubro de 1997, a ACIF participa do Programa Empreender. Hoje, são 18 núcleos setoriais:
– Núcleo de Turismo Náutico;
– Núcleo Setorial de Soluções Empresariais;
– Núcleo Setorial de Empresas de Mídia Exterior;
– Núcleo Setorial de Imobiliárias;
– ACIF Magistral (de farmácias magistrais);
– Núcleo Setorial da Via Gastronômica de Coqueiros;
– Núcleo Setorial de Corretores de Seguros;
– Núcleo Setorial de Paisagismo;
– Núcleo Setorial de Jornais de Bairro e Mídias Alternativas;
– Núcleo Setorial da Via Gastronômica da Praia dos Ingleses;
– Núcleo de Gastronomia da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas;
– ACIF Jovem (de jovens empreendedores);
– ACIF Mulher (de mulheres empresárias);
– Câmara de Lojistas da Rua Vidal Ramos;
– Câmara de Lojistas da Ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino;
– Câmara de Lojistas de Canasvieiras;
– CASOM (de oficinas mecânicas e automotivas);
– Conselho dos Núcleos.
Programa Empreender
Buscar o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, por meio do associativismo, contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico da cidade onde atua, auxiliando na geração de empregos, ocupação e renda e permitir que os empreendedores unam forças, facilitando a identificação, discussão e busca de soluções para problemas comuns são as diretrizes do Programa.
Os núcleos setoriais e câmaras funcionam dentro de associações comerciais e reúnem-se periodicamente, orientados por um consultor capacitado. Nas reuniões os empresários discutem problemas e questões pertinentes ao ramo e ao grupo. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos, originada na Alemanha, denominada Metaplan.
A metodologia Metaplan agrega a já conhecida tempestade de idéias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas. O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente.
Informações para Imprensa
All Press Comunicação Estratégica
www.allpresscom.com.br
@allpresscom (twitter)
Luana Rech – (luana@allpresscom.com.br)- (48) 3028–0183 / 3028–0183 / 3223–3078 / 9116-3888