A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lança nestaterça-feira (5) o selo comemorativo aos 80 anos da entidade, fundada em 31 julho de 1932 pelo jornalista Altino Flores. Criada pela Quadra Comunicação, do publicitário Daniel Silva, a peça será oficialmente apresentada durante a entrega do Prêmio Casan de Jornalismo, a partir das 19h, em solenidade no Lira Tênis Clube, na Capital.
“A Associação tem um papel relevante na história da imprensa em Santa Catarina, apoiando os jornalistas e os veículos de comunicação em todos os momentos – os bons e os maus. Nos últimos anos, a entidade ampliou sua atuação, congregando profissionais que trabalham nos vários segmentos da comunicação”, comenta Ademir Arnon, presidente da ACI.
O publicitário Jaisson Pepes, Diretor de Criação da Quadra, explica que o conceito utilizado foi “A Voz da Comunicação Catarinense”, que ressalta a tradição e presença da ACI na luta pelos direitos individuais e pela liberdade de expressão. “Escolhemos a imagem de um jornal, que é um símbolo da imprensa, para representar os meios de comunicação”, diz.
Na última década, a ACI vem conquistando novos associados, graças ao trabalho de revitalização que começou na gestão do ex-presidente Moacir Pereira e vem sendo aprofundado na gestão atual.
Foram realizadas parcerias com entidades na área de educação para realização de cursos de pós-graduação, criados eventos como Pautas & Panelas e definido o encaminhamento do futuro Museu da Comunicação. O projeto, patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está pronto e será apresentado nos próximos dias.
O presidente Ademir Arnon destaca também como a realização anual do maior encontro da imprensa catarinense, em Chapecó, e a estadualização da entidade, que hoje tem diretorias em todas as regiões de Santa Catarina.
Para o publicitário Daniel Silva, cujo pai, Saulo Silva, foi membro do Conselho Superior da ACI, participar desse momento da entidade é, além de um desafio, uma grande honra. “Meu pai tinha muito carinho pela ACI e esteve presente nas principais decisões da Associação”.
*Por ACI