Para as pequenas e médias empresas pode parecer difícil competir com grandes marcas, mas elas já representam hoje 99% das corporações brasileiras. Esse índice aumentou nos últimos anos devido ao crescimento do empreendedorismo, impulsionado pela alta taxa de desemprego e facilidades de registro para micro empreendedores. Apesar de menos visibilidade, as pequenas e médias empresas têm suas vantagens na hora de competir no mercado.
Na maioria dos casos, as empresas de pequeno porte são menos complexas para administrar. Isso porque é possível acompanhar de perto os processos. Além disso, em uma estrutura mais enxuta é mais fácil de identificar os gargalos e oportunidades. Sendo assim, pode mudar sua configuração de forma mais ágil para atender às novas demandas e tendências do setor de atuação.
Nas pequenas e médias empresas, o relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes também é simplificado. Portanto, uma grande vantagem das PME é a adaptabilidade da organização. Isso porque, com o mercado volátil, grande concorrência e incerteza da economia, essa característica acaba sendo muito importante.
Consequentemente, essas vantagens e energia empreendedora das PME não passam despercebidas pelas grandes corporações. Resultado disso é que muitas delas estão buscando investir em empresas menores para trazer mais capacidade criativa e ganhar espaço em nichos de mercado. Por exemplo, algumas multinacionais já compraram marcas nacionais de menor porte, criadas para atender às novas necessidades dos clientes. Porém, o movimento não implica necessariamente em uma integração com a macro estrutura.
Por essa razão, o mercado de fusões e aquisições registrou um aumento de 54% somente no 1º semestre de 2018 e deve crescer mais 15% neste mesmo período em 2019. O dado é da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Entretanto, para as pequenas e médias empresas conseguirem competir no mercado é importante que aprimorem métodos de gestão. Elas podem encontrar investimento em tecnologia e na aposta em inovação, desenvolverem e se tornarem fortes concorrentes.
Maiores vantagens das Pequenas e Médias Empresas para competir no mercado:
– Menos complexas para administrar
– Mais fácil identificar gargalos
– Melhor percepção para oportunidades
– Mais capacidade criativa
– Adaptabilidade da organização
– Maior proximidade no relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes
Referências: Empreendedor