Iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis conta com apoio da Irmandade
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes, vai ser procurada a fim de dar os devidos encaminhamentos para que a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, celebração religiosa que acontece há 250 anos na Capital, seja considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Município.
Solicitação neste sentido foi feita na tarde da quinta-feira (23) ao prefeito Cesar Souza Junior pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Sanderlúcio de Mira. Na oportunidade, o representante da entidade foi orientado a providenciar o registro junto à Fundação, responsável por processos do tipo.
A descoberta de que o reconhecimento ainda não havia ocorrido foi feita pela integrante do Conselho Estadual de Cultura, Lélia Nunes, e conta com o apoio da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, que administra a tradicional procissão. “Vai ser um registro muito especial”, comentou o provedor da Irmandade, Luiz Mário Machado, já pensando na possibilidade de dispor do título na edição da Procissão do Senhor Jesus dos Passos do ano que vem.
Em reunião com o prefeito, Mira comentou que, também por iniciativa da ACIF, a manifestação religiosa está em fase final de também ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, além de, desde o ano de 2006, ser assim considerada pelo Estado. “Ela é a cara de Florianópolis. É a nossa identidade”, comentou Lélia, que já esteve à frente da Fundação Franklin Cascaes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis