O projeto Floripa Centro – Repensando seus Espaços Públicos para as Pessoas está entre os 30 finalistas do Mapa de Iniciativas Urbanas 2026 e agora concorre ao Destaque do Júri Popular.
Desenvolvido pelo Laboratório de Urbanismo e Arquitetura (LUA), encomendado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e CDL Florianópolis e em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e o escritório internacional Gehl Architects, o projeto propõe novos caminhos para tornar o Centro de Florianópolis mais conectado, sustentável, agradável e pensado para quem vive e circula pela cidade.
A seleção entre os finalistas representa uma oportunidade de dar visibilidade nacional às discussões e propostas que envolvem o futuro do Centro da Capital. Agora, a escolha do Destaque do Júri Popular depende da participação da comunidade.
Um novo olhar para o Centro
O projeto foi apresentado oficialmente em uma cerimônia realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, o TAC, reunindo representantes de entidades, autoridades e profissionais envolvidos na construção da proposta.
O trabalho parte de uma ideia central defendida pela Gehl Architects, que é pensar as cidades a partir das pessoas e de como elas vivem, caminham, se deslocam e ocupam os espaços públicos.
Para Florianópolis, foram definidas cinco estratégias principais. São elas mobilidade sustentável, espaços públicos e resiliência climática, bairros completos e inclusivos, cidades pensadas para as crianças e turismo.
Entre as propostas estão travessias mais seguras, melhor conexão entre diferentes áreas do Centro, ampliação de espaços verdes e caminháveis, valorização do patrimônio e ações para tornar a região mais atrativa também aos finais de semana.
O estudo priorizou cinco áreas do Centro: Avenida Paulo Fontes, Avenida Professor Othon Gama D’Eça, Rua Esteves Júnior, Rua Francisco Tolentino e a região da Praça dos Namorados e do Largo São Sebastião.
Durante a apresentação do projeto, o presidente da ACIF, Célio Bernardi, destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade. “A nossa sociedade está aqui hoje para receber esse projeto que nos deixa tão felizes e que vai ajudar a desenvolver o nosso Centro, mas, mais do que isso, para a gente ter uma cidade com mais qualidade de vida e para as pessoas”.
Como votar
A votação para o Destaque do Júri Popular está aberta até o dia 25 de agosto.
Para apoiar o projeto:
- Acesse a plataforma de votação;
- Faça um cadastro gratuito;
- Procure pelo projeto “Floripa Centro: Repensando seus Espaços Públicos para as Pessoas”;
- Registre o seu voto.
A votação pode ser feita neste link: https://comunidade.responsivecities.com/comunidade/mapa-votacao





