Vice-presidente da ACIF é coautora de livro lançado em Portugal que destaca o empreendedorismo feminino
Histórias de superação e força feminina cruzaram o Atlântico, conectando mulheres brasileiras e do velho mundo, em uma narrativa inspiradora que resultou no livro “Mulheres que Cruzaram Oceanos – Volume II” . Lançada na última semana em Vila Real, Portugal, a obra reúne relatos de 25 mulheres que enfrentaram desafios pessoais e profissionais, abordando temas como imigração, resiliência e empreendedorismo.
A programação de lançamento incluiu palestras e visitas técnicas, com o intuito de promover conexões entre empresas do Brasil e de Portugal, criando oportunidades para negócios e trocas de ideias e experiências. Após o evento em Portugal, o livro também será lançado no Consulado Geral do Brasil em Londres, na próxima quarta-feira, dia 25.
Entre as coautoras da obra está Solange Borguesan, vice-presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e sócia da Exatacon Assessoria Contábil, empresa com 30 anos de atuação no mercado. Representando as empreendedoras catarinenses, Solange destacou a importância da representatividade feminina no ambiente empresarial. Por anos, a contadora coordenou o Núcleo ACIF Mulher, sempre em defesa do empreendedorismo feminino. Ela reforça a necessidade de apoiar e fomentar o papel das mulheres à frente de negócios e iniciativas. “Mulheres à frente de negócios não apenas mudam suas próprias vidas, mas transformam as comunidades e o mercado ao seu redor”, afirma Sol.
A ACIF é uma entidade que valoriza e incentiva o protagonismo feminino no cenário empresarial, e mostra disso é a realização do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, que chega à sua 8ª edição. Ele é uma das maiores ações voltadas para o fortalecimento e reconhecimento do empreendedorismo feminino em Santa Catarina. Na próxima edição, em março de 2025, serão premiadas empreendedoras nas categorias: Microempreendedora Individual, Micro e Pequena Empresa, Profissional Liberal, Startups/Negócios Digitais, Iniciativas de Impacto Social, Economia Criativa, Iniciativas Públicas e Terceiro Setor.