A assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz para a iniciativa privada, mais precisamente para a Zürich Airport, é um passo adiante no caminho para a consolidação da capital catarinense como pólo turístico. A necessidade de ampliação do terminal aeroportuário é evidente e necessária para atender aqueles que viajam a trabalho ou passeio.
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que décadas atrás atuou fortemente no processo de internacionalização da estrutura, mais uma vez teve participação ativa no esforço que resultou na concessão do aeroporto à iniciativa privada. Sob a responsabilidade do Governo Federal, a obra do aeroporto andava em ritmo letárgico, uma vergonha para uma capital que tem no turismo um dos alicerces da sua economia. Por certo agora, sob a concessão privada, vivenciaremos nova realidade.
A iniciativa também será importante por seu caráter ilustrativo. O sucesso do projeto deve mostrar de forma objetiva e inconteste, mais uma vez, que a concessão de serviços ao setor privado garante maior eficiência no atendimento às demandas da socidade e libera recursos públicos para aplicações em outras áreas. A ACIF reafirma, portanto, o apoio à busca de soluções mais eficientes para o desenvolvimento, o que inclui iniciativas como a própria concessão de serviços ou o estabelecimento de Parcerias Público Privadas (PPPs).