Depois da diminuição do ritmo de crescimento por conta da crise econômica, a pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela empresa Forrester Research, concluiu que as vendas online poderão dobrar seu faturamento no varejo até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano. Isso indica que as vendas vão aumentar em cinco anos, alcançando R$85 bilhões.
De acordo com o relatório, 27 milhões de brasileiros deverão fazer sua primeira compra pela internet nos próximos anos. Os consumidores já habituados irão amadurecer ainda mais suas compras buscando novas variáveis de produtos pela internet, além de eletrônicos e livros que estão sempre em alta, itens como roupas, calçados, beleza e alimentos terão crescimento no mercado eletrônico. A previsão é de que artigos e roupas esportivas cresçam 17% e roupas e beleza 15%, entre 2016 e 2021.
Além da pesquisa apontar o crescimento das vendas online, ela também apresentou aumento das vendas do varejo com influência do meio digital. Essa integração entre o online e off-line aumenta a competitividade. Esse consumidor multicanal gasta até 40% a mais e são mais fiéis se comparado somente aos que utilizam apenas um canal para efetuar a compra. Em 2016, segundo a pesquisa, 19% das compras estão sendo realizadas pelo usuário multicanal e até 2021 esse número deve chegar a 32%.
Por fim, a pesquisa evidenciou que o uso de smartphones deve influenciar o e-commerce no Brasil, a perspectiva é de que em 2021 mais de 40% das compras pela internet aconteça por meio do smartphone ou tablet. Atualmente 30% dos internautas só podem ser alcançados através do mobile, pois não acessam a internet em outros dispositivos.
Hoje o acesso dos smartphones apresenta muito mais curiosidade do internauta do que compra final, mas isso já é um ótimo demonstrativo de informação ao comércio para entender o foco e comportamento dos futuros compradores. Estes pequenos notáveis estão cada dia ganhando mais espaço e turbinando os investimentos e iniciativas práticas e inteligentes com foco na tecnologia.