A diretoria da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) aprovou, na tarde desta quinta-feira, 9, a redução na tarifa do gás natural no Estado. Com a decisão, a distribuidora SC Gás irá conceder descontos aos consumidores que devem chegar a um valor médio de 15% para a indústria, principal consumidor no Estado, informou o governo.
Na avaliação do vice-presidente da Facisc para a indústria e membro do Conselho Superior da ACIF, André Gaidzinski, a redução vem em boa hora e irá impactar diretamente na manutenção dos empregos no setor. “O gás é um dos insumos mais caros que temos e com este custo a menos será possível evitar novas demissões, pois é um valor considerável”, destacou André.
Os índices de reajuste por classe de consumo ainda não foram divulgados. A informação deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias. A redução tarifária, mesmo em período de alta no dólar, está associada a cestas de óleos internacionais, fator que afeta a composição do preço do gás natural no Estado de acordo com o contrato de concessão.
De acordo com Gaidzinski, a redução irá impactar em 4 a 5% no custo da produção. “Todos estão trabalhando com margem de lucro reduzida e o desconto contribuirá minimizar a situação”, declara o vice-presidente.
Segundo o governo, a medida beneficia mais de 220 indústrias de diversas regiões de Santa Catarina com a queda dos custos de produção, já que o gás natural é parte importante na geração de energia dos processos produtivos. Outros mercados, como o veicular (GNV), residencial e comercial também terão redução na tarifa, atingindo cerca de 100 mil consumidores catarinenses.
Fonte: Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC)