Muitas pessoas ainda confundem o sistema de energia solar com o aquecimento solar. E está tudo bem, afinal, a nomenclatura pode ser bem parecida e os dois usam luminosidade e calor solar, mas isso pode atrapalhar o seu pedido de orçamento, já que são sistemas diferentes com preços diferentes.
Para te ajudar, vamos falar sobre a diferença deles e as vantagens de cada um.
Energia Solar Fotovoltaica
O sistema que utiliza a energia solar fotovoltaica consegue captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Por isso, quanto maior a radiação solar, maior a quantidade de eletricidade produzida. Para isso, são instalados painéis fotovoltaicos em qualquer tipo de imóvel – residencial ou comercial, reduzindo o custo mensal de energia.
Há duas principais vantagens para esse sistema. A primeira é que, mesmo em dias nublados, a energia continua a ser produzida. A segunda é que, se conectando à rede elétrica convencional, não há desperdício de energia. Isso porque, se for gerado mais que consumido, o excedente vai para a rede de distribuição e pode ser usado como desconto na conta ou utilizado à noite, quando não há produção de energia solar.
Aquecimento Solar
Este sistema apenas aquece a água utilizada, usando o calor pela radiação do sol. Ele pode ser usado em qualquer residência ou empresa e também ajuda na economia na conta de luz.
Ele é formado por um coletor solar e um reservatório térmico – ou boiler. Através desse equipamento capturam-se os raios solares que passam por uma conversão da radiação, que se tornam energia térmica. Essa energia é repassada para o aquecimento da água e pode ser armazenada no reservatório.
A redução do valor na conta de luz acontece porque a água já estará aquecida, não precisando do chuveiro elétrico. Sendo que esse item é o que mais consome eletricidade.
Ambas tecnologias têm vantagens, como diminuir o consumo de energia, mas também as duas fontes ajudam na sustentabilidade do planeta, por usarem uma fonte renovável e limpa.
O preço de instalação do aquecedor de água é mais atrativo, apesar de, às vezes, ser necessária obra civil. Portanto, a realidade vem mudando, com o preço da fotovoltaica se tornando mais em conta, além de ter um melhor custo-benefício e as adequações à infraestrutura existente, são por vezes menores ou inexistentes.
Para escolher o melhor modelo, contate um profissional para você avaliar qual sistema trará o melhor benefício para a finalidade do uso, pois ambos proporcionam a redução de consumo de energia elétrica.
Conheça o Núcleo Setorial de Energia Solar Fotovoltaica, núcleo empresarial da ACIF que tem como objetivo promover parcerias, qualidade e representatividade do segmento e melhoria social e ambiental da sociedade.