Projeto que visa a educação ambiental para a obtenção da Certificação Bandeira Azul
Bandeira Azul para as praias da Baía de Canasvieiras
Banhistas da Baía de Canasvieiras tem um sonho: praia limpa. O Programa Bandeira Azul iniciado no Brasil em 2005 tem esse propósito. Na França começou em 1985.
A partir de abril de 2007, moradores e empresários da Baía de Canasvieiras procuraram o Instituto Ambiental Ratones para orientá-los na busca dessa certificação. Essa consultoria já ocorre para as praias de Jurerê Internacional, Mole e Santinho.
Cada praia da Baía – Canasvieiras, Cachoeira, Ponta das Canas, Lagoinha – deve buscar a sua certificação. A regulamentação do Programa exige o cumprimento de 29 procedimentos dentro de um prazo de dois anos.
É recomendável a constituição de um Grupo Gestor para a mobilização dos atores da praia. No caso da Praia da Cachoeira, o Grupo Gestor reúne-se quinzenalmente para avançar em 4 grupos: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança/serviços. Esses grupos resumem os 29 procedimentos.
Decidiu-se estabelecer como prioridade para a temporada de verão 2007/2008: limpeza da praia, prática de esportes, animais na praia, raias para definição de espaços entre banhistas e usuários de equipamentos náuticos.
Enquanto a Praia da Cachoeira não estiver cadastrada no Programa Bandeira Azul, decidiu-se pela proposição do Projeto Norte Azul.
Será implementado na praia da Cachoeira do Bom Jesus o projeto Posto de Salva-Vidas que teve aprovação dos órgãos do Corpo de Bombeiro, IPUF (Instituto de Planejamento Urbano), FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e SUSP (Secretaria de Urbanismo e Serviço Público).