Iniciativa que já beneficiou quase 40 mil pessoas está com inscrições abertas até o dia 14 de julho
Transformar um cenário local, de uma cidade, comunidade ou região requer tempo, disponibilidade e empatia. Desde 2012, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), por meio do no PAP (Programa de Apoio a Projetos), busca incentivar, fortalecer e ampliar projetos de responsabilidade social que precisam de apoio.
Em 10 anos de atuação, o PAP já destinou cerca de R$ 700 mil para projetos sociais em Florianópolis, impactando direta e indiretamente quase 40 mil pessoas. Desde o início já foram aprovados 54 projetos, escolhidos a partir de uma seletiva, que acontecem anualmente. Em 2022, as inscrições iniciaram em 14 de abril e seguem até 14 de julho.
São aceitos apenas projetos de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, com sede ou filial em Florianópolis, com ações sociais que se encaixem nas categorias: Empreendedorismo, Trabalho e Geração de emprego e renda; Inovação; Promoção da Cultura e/ou Artes de Florianópolis; Turismo; Educação; Inserção de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e Meio Ambiente.
“O PAP surgiu como uma demanda de empresários que faziam doações voluntárias. O projeto foi criado com o intuito de fomentar uma estrutura mais organizada, sendo o braço social da ACIF para ajudar o terceiro setor com iniciativas de responsabilidade social”, explica Rafael Novaes, coordenador do PAP.
Também estão entre os objetivos do PAP, a promoção do bem estar e do desenvolvimento social e econômico da cidade, “tornando a capital um lugar cada vez melhor para viver e trabalhar, estimulando boas práticas e fortalecendo o lado social do empreendedorismo”, enfatiza o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni.
Surf Sem Fronteiras
Um dos projetos aprovado pelo PAP é o da Associação Surfe Sem Fronteiras (ASSF), que tem como foco tornar o surfe um esporte acessível para todas as pessoas. “Queremos que todos tenham a oportunidade de exercer seu direito cidadão aos espaços de praia. A ACIF tem nos ajudado a buscar por essa transformação social”, diz Guilherme Agnolin, instrutor de surfe e voluntário da associação.
Ainda de acordo com ele, com os recursos destinados pelo PAP foi possível adquirir novas pranchas de stand up paddle e cadeiras, cadeiras anfíbias – modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia.
Mais de 100 pessoas já foram beneficiadas pelas iniciativas do projeto que visa proporcionar experiências sensoriais que ampliam os sentidos dados às experiências de vida.
Inscrições
Mais detalhes sobre as inscrições, categorias e cronograma do PAP estão disponibilizadas no site: www.acif.org.br/pap-2022/