Nós da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis solicitamos o “Registro da Procissão do Senhor Jesus dos Passos como Patrimônio Imaterial”, de acordo com o que dispõe a Portaria nº 04/SMC/2014 publicada na página 08 do Diário Oficial do Município, apresentando as razões que fundamentam o referido pleito em consonância com o espírito empreendedor e de respeito aos valores culturais que norteiam nossa Associação.
Quando na noite de 12 de março, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, pela 250ª vez, saiu em procissão pelas ruas da velha Desterro, o povo de Florianópolis reverenciou a tradição religiosa que espelha a fé inigualável.
Marca identitária da nossa gente. É uma das maiores manifestações da cultura popular de Santa Catarina, verdadeiro patrimônio espiritual e um dos símbolos da cidade de Florianópolis, tanto quanto a nossa Ponte Hercílio Luz que com seus braços de ferro nos une ao continente desde Maio de 1926. Por tudo que significa é um Bem Cultural de natureza intangível, reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura desde 30 de outubro de 2003 como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina. Quando Florianópolis celebra os 250 anos de sua ininterrupta realização desde 1766, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN/MINC esteve em Florianópolis para acompanhar a mais antiga manifestação religiosa do nosso Estado e de inegável valor histórico cultural. Hoje, segue os trâmites finais de um processo iniciado pela ACIF e apresentado em Brasília pelo conselheiro e seu ex-presidente Armando Gonzaga, autor do projeto de reconhecimento.
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis quer ver a Procissão reconhecida e alçada como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Florianópolis por seu reconhecido valor histórico, religioso e cultural.
Você apoia? Compartilhe e expresse sua opinião.
Saiba mais sobre as datas e a história da Procissão, clique AQUI.